Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Tavares quer voltar

Reprodução/TV
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 10/08/2023, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Tavares quer voltar
Um ex-carregador de pastas da antiga gestão municipal está se escalando nos bastidores para voltar à Prefeitura. Sempre trabalhando nas escuras e sorrateiramente, Tavares, como é conhecido o cidadão pelo seu estado alcoólico diariamente na labuta e pelos shoppings da cidade, vive plantando sacanagem contra a moça que reina na pasta hoje e fofocando com migalheiros e pedintes da gestão. A NSP já botou o ÉBRIO para correr algumas vezes. Será necessário chamar o síndico de novo para esse elemento?

Pavão misterioso
A música eternizada na voz de Ney Matogrosso caiu como uma luva em um deputado baiano com atuação na capital federal. Pavão misterioso é como está sendo chamado o digníssimo parlamentar pelos corredores da Câmara Federal, por colegas e servidores. Sempre espalhafatoso, gesticulador, diálogos altos e muita roupa “afetada”, o rapaz chama atenção por onde passa. Em uma reunião na semana passada, ele foi flagrado com um par de meias do Piu-Piu... Meiguice pura, se não fosse a cor um reluzente amarelo ouro, destoando de seu terno azul turquesa e camisa cinza. Do jeito que vai, esse pavão logo, logo deixa de ser misterioso e se revela na capital do país.

g

Dr.171
Um médico metido a galã mexicano, 'botocado' até o fio de cabelo, vem assustando a comunidade dos grandes hospitais locais com suas traquinagens e peraltices. O rapaz botou a mão numa grana preta recentemente e, não contente com isso, anda a operar e clinicar com a Cremeb de colegas, assediando enfermeiras e pacientes. O tenebroso parece não temer nada e nem ninguém. O Conselho de Medicina já está ligado no cidadão e promete cortar as asinhas dele antes de voar mais alto.

O médico e monstro
Um famoso cirurgião baiano vem sendo chamado de médico monstro pelos pacientes e alguns representantes médicos. O rapaz tem feito atrocidades nos seus procedimentos, esquecendo objetos, imperícia nos pontos, encerrando cirurgias complexas antes do tempo, etc. O mais agravante é que ele está com status de pop star, naquele já manjado perfil de calça no tornozelo, mocassim da Gucci, cinto Louis Vuitton e muito... muito Photoshop nos posts do Instagram. A NSP já recebeu informações que alguns pacientes já procuraram advogados locais para enquadrar o moçoilo na Justiça e no Conselho de Medicina”.

g

Elmar, o El Tanque
A musculatura do deputado federal do União Brasil, Elmar Nascimento, vem chamando atenção de uns tempos para cá. O parlamentar ganhou muita força no cenário nacional com a parceria com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Dando as cartas no seu partido e colocando-se como uma das novas lideranças da política baiana, ganhou força até com seu nome para majoritária de 2026. Dentre outras articulações, El Tanque, como vem sendo chamado por alguns mais próximos, conseguiu junto com Arthur Lira e o deputado Antônio Brito, líder do PSD no Congresso, cancelar a convocação do ministro Rui Costa na CPI do MST. Elmar já havia dito em entrevista a Zé Eduardo, na rádio Metrópole, que era totalmente contra a convocação do ex-governador do Estado para a cadeira da CPI. Com a força que lhe é atribuída ultimamente, muitos gatos do União Brasil já estão subindo no telhado. A conferir.

g

Brunistas x Netistas I
Assim como no Governo do Estado existem dois times na gestão, Ruizistas x Wagnistas, na gestão municipal não é diferente. O prefeito Bruno Reis tem o time dele, puro sangue, que é fiel ao rapaz 1000% e colam com ele para qualquer parada. A NSP esquadrinhou essa seleção para os leitores: a secretária de Saúde e vice prefeita, Ana Paula Matos; o secretário da Sedur, João Xavier; a secretaria de Comunicação, Renata Vidal; o secretário particular de Bruno, Igor Dominguez; e o recém chegado agora o secretário de Cultura, Pedro Tourinho, são nomes leais ao prefeito em qualquer ocasião. Em um futuro embate com o ex-prefeito ACM Neto, estes ficariam ao lado do jovem prefeito da capital.

g

Brunistas x Netistas II
Do outro lado, considerado como os escudeiros fiéis do ex-prefeito e mantidos na gestão a pedidos dele e de seu clã, estão: o secretário de educação, Thiago Dantas; a secretária da Fazenda, Giovanna Victer (indicada pelo ex-secretário de Neto, Mauro Ricardo); o superintendente da Saltur, Isac Edington (ex-diretor da Rede Bahia, emissora do ex-prefeito); Fabrizzio Muller, da Semob; Marcus Passos, da Arsal, ex-aliado de Paulo Câmara na gestão e abduzido pelo grupo Netista; Maurício Lima, da Guarda Municipal, fiel escudeiro do ex-cacique da capital baiana. Desenhado o cenário acima, a prefeitura hoje tende mais ao time do atual gestor Bruno Reis, segundo fontes da Sombra, e estariam na balança como respectivos poderes 70x30, cabendo ao atual líder da cidade maioria nas decisões da capital e diminuindo o time do ex-gestor. Como gato escaldado tem medo de água gelada, 2024 é logo ali, vamos esperar para “Crer”!!

O PP de Mário
Quem pensa que o movimento de Arthur Lira coloca Elmar Nascimento no PP e lhe entrega o comando do partido 100%, vai bater com a cara na porta de chumbo. Fontes da NSP garantem que o atual presidente Mário Negromonte Júnior está totalmente respaldado pelo cacique Ciro Nogueira, a quem é diretamente ligado. Há quem diga que nos tempos do deputado Cacá Leão, tudo era mais fácil, pois ele transitava bem em ambos os lados do PP. Porém, com sua saída, coube a Mário Jr. aproximar-se mais ainda do ex-ministro e garantir o comando dos Progressistas no Estado. Pelo jeito, Elmar pode até desembarcar no Partido Progressista, mas não terá a chave do cofre e a caneta com tinta.

O lixo de Manassés
Chamou atenção da coluna a atitude corajosa do prefeito de Maraú,Manassés, em realizar uma concessão de mais de mais de R$ 400 milhões para a destinação final de resíduos sólidos. Uma empresa chamada Lixo Verde, que deve ser de kriptonita, já vem alardeando aos quatro ventos que já é certa como vencedora. Além de extrapolar os limites legais do processo licitatório, é uma tremenda cara de pau e um tapa na cara da sociedade e dos órgãos reguladores. A farra com o dinheiro do povo e o modus operandi de sempre. Com a palavra, o MP e TCM.

O eclipse de Marcinho
Que os últimos dias não estão fáceis para Marcinho Oliveira, isso a gente já sabe. Líder do União Brasil na Assembleia, ele inventou de posar na foto com o governador Jerônimo Rodrigues e a relação dele com o partido ficou abalada. Mas apesar das relativizar as críticas, Marcinho também não vem se ajudando e segue dando sinais de que quer mudar de lado. O mesmo entusiasmo visto na foto com o governador não pôde ser visto com o ex-prefeito ACM Neto. Ao contrário. Na reunião com a bancada de deputados, postado por ACM Neto, ele recuou da foto e ficou escondidinho atrás do deputado Manuel Rocha. Onde há fumaça há fogo. E na política onde não há foto não há relação.

 Não pegou bem I
As fotos do deputado estadual Marcinho Oliveira não caíram nada bem no União Brasil. Ninguém gostou. Na reunião da última segunda-feira, Robinho e Alan Sanches — colegas de legislativo — soltaram os cachorros para cima do correligionário, que pediu muito para ser o líder do União Brasil na Assembleia, teve o pedido atendido e agora, na avaliação deles, não estaria se comportando como um.

Não pegou bem II
Um deputado do União Brasil, então, ficou uma arara ao ler no BNews que Marcinho Oliveira não viu nada demais no que aconteceu e que, caso o governo do PT o chame novamente, comparecerá em novos eventos ao lado de Jerônimo Rodrigues. “Então ele vai ter que deixar a liderança do partido na Assembleia”, disparou o colega nos corredores da Alba.

Não pegou bem III
Quem também não está satisfeito com essa história toda é o próprio Marcinho Oliveira. Ele está chateado com o bombardeio que está recebendo de colegas do partido e já está considerando se juntar ao amigo Niltinho no PP. Mas isso só poderá acontecer na próxima janela eleitoral, lá em 2026. Até lá, o clima para ele no União Brasil tende a não ser nada bom.

Cobrança I
Aliás, a reunião do União Brasil na última segunda-feira deu foi pano para manga. Os deputados federais Paulo Azi e Dal foram perguntados sobre suas posições frente ao governo Lula. Ao responderem que eram independentes, foram logo retrucados: “Como são independentes se fizeram indicações para cargos federais na Bahia e votam sempre junto com o governo Lula?”.

Cobrança II
Na avaliação de ACM Neto e seus aliados na Alba, ter cargos no governo Lula não apenas é integrar a base, como é fortalecer Jerônimo na Bahia. Segundo eles, dar força a Lula é sustentar o grande motivo que faz o PT sempre vencer as eleições ao governo do estado, mesmo com candidatos desconhecidos. Azi e Dal foram bastante cobrados por um posicionamento mais incisivo diante disso.

Cobrança III
Ficou prometido por Azi e Dal que eles iriam manter seus indicados nos cargos federais apenas até o final de 2024, o suficiente para conseguir fortalecer seus candidatos nas próximas eleições municipais. Depois, eles iriam entregar os postos novamente para Lula, deixando a base e se juntando de vez à oposição. NSP paga para ver eles largarem esse osso.

Beleza é fundamental
Quem também é do União Brasil e tem cargos no governo Lula é o deputado federal Elmar Nascimento. Mas ele não foi cobrado na reunião do partido porque não esteve presente, já que estava realizando um procedimento pessoal. A primeira reunião de ACM Neto com seus comandados no estado foi menos importante do que ficar bonito. Prioridades, né?  

Fulejo eleitoral
Por mais que o prefeito Bruno Reis esteja evitando falar das eleições municipais do ano que vem, os eventos promovidos pela prefeitura estão indo de encontro à postura do gestor municipal. Nas últimas pautas, o que tem se visto, além de algumas figuras já frequentes, são alguns sumidos e que só aparecem em ano eleitoral. Existem também aqueles que deixaram o cenário político soteropolitano e desejam retornar. Ainda há espaço para os marinheiros de primeira viagem, que começaram a aparecer nos eventos da prefeitura com uma legião de “apoiadores”. Fica a pergunta: já começou o fulejo eleitoral?

 Aprendizado
Nada como um bom e velho almoço para refrescar a memória e selar novos caminhos. E foi justamente isso que aconteceu na terça-feira, no encontro em homenagem ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Grandes figurões do PSDB baiano reapareceram e posaram para fotos. Entre eles estavam Antônio Imbassahy e Jutahy Magalhães. Ambos já tiveram muita força política na Bahia e lideraram grandes articulações políticas. Apesar do cenário hoje ser diferente, em período pré-campanha eleitoral não se pode descartar nada, né? Por isso, o ex-prefeito de Salvador, que não é bobo nem nada, tratou logo de fazer uma visitinha ao bom e velho "amigo" Jutahy. Afinal, a última disputa ensinou que é preciso valorizar os apoios, sejam eles grandes, pequenos ou até mesmo os já "esquecidos".

Fugiu da raia?
Chamou atenção o comportamento evasivo do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, ao ser questionado sobre a CPI do MST e do envolvimento do ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Sempre muito comunicativo e bem-humorado, Geraldinho se esquivou do assunto e se limitou a afirmar que confiava em Rui. Evitar assuntos polêmicos seria a nova estratégia do emedebista para sua futura campanha eleitoral? Perguntar não ofende...

g

Naufrágio na Câmara
Uma conhecida empresa ligada à Câmara Municipal de velhos tempos parecer estar naufragando em seus contratos com a casa do povo. Após anos enraizada na estrutura, estará dando adeus e encerrando suas atividades por lá. Segundo a Sombra apurou, muitos servidores e vereadores deram graças a Deus por a empresa ter ido para o “fundo do mar” encontrar Netuno.

Oi, sumidos!
Alguns vereadores da capital baiana parecem ter tomado chá de sumiço. Após o recesso, uma chuva de licenças foi pedida e muitos deles até hoje não estão sendo vistos na Casa do Povo. Uma vereadora inclusive, muito fotogênica, aparece só para foto e cai fora em seguida. Espertinha né, lindaaaa.

Mosca bolsonarista
Enquanto João Roma prega a tranquilidade dentro do PL, vereadores do partido já se articulam para deixar a sigla e largar o ex-ministro comendo mosca na Bahia. A explicação que chegou à NSP é que o aliado de Bolsonaro não sabe montar partido para eleição e que está deixando a desejar com os próprios apoiadores do ex-presidentes na Bahia.

Ainda dá o que falar
Depois de um bom tempo após as eleições, ainda se comenta os bastidores da briga entre João Roma e ACM Neto. O ex-ministro realmente foi quem saiu ganhando com o rompimento com o antigo aliado, apesar dos pesares. Pelo o que chegou a esta coluna, coisas impublicáveis foram feitas e ditas por um pequeno ex-gestor contra o recifense.

O flash de Lúcio
Brincalhão como sempre, Lúcio Vieira Lima posou para fotos ao lado de Roberta Caires e Ana Paula Matos na entrega do título de cidadão soteropolitano do jornalista Victor Pinto, na última segunda. "É agora que eu vou deixar Neto retado", disparou, antes do flash, tirando risos das duas governistas.

g

Do piscinão ao outdoor
A Câmara Municipal de Salvador nos reserva uma pérola a cada dia, a cada sessão. Depois de um edil querer construir piscinão de águas salgadas nas calmas águas do Subúrbio, agora outro parlamentar quer gastar tempo com a realização de sessão especial em comemoração ao dia do Outdoor. É mole? Vamos aplaudir a falta de tempo dos vereadores desta cidade.

Casal boomerang
Tem casal no meio político baiano em crise mais uma vez... A senhora até já arquivou as fotos do amado no Instagram. O comentário geral é que essa não é a primeira e nem será a última DR do casal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp