BNews Nordeste

Anã considerada a mais velha de Sergipe morre após mal estar em casa

Reprodução
Dona Aninha, morreu ao sentir mal estar em sua casa, no bairro Conveniência, em Itabaianinha  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/02/2022, às 09h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Maria Cardoso de Jesus Filha, conhecida como Dona Aninha, morreu ao sentir um forte mal estar em sua casa, nesta segunda-feira (31), no bairro Conveniência, em Itabaianinha, no interior de Sergipe. Considerada a anã mais velha do estado, Dona Aninha, de 97 anos, ainda foi socorrida em uma ambulância, mas foi a óbito antes de chegar ao hospital.

A maioria dos anões de Itabaianinha reside no povoado Carretéis, porém muitos moram na zona urbana, onde trabalham nas atividades mais diversas. “Ela era uma pessoa muito querida pela população”, revela Zé Miúdo Anão (PSDB), vereador e primo de Dona Aninha.

Um estudo vem sendo realizado há 28 anos por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de descobrir a causa do nanismo e entender a mutação genética dos anões do município de Itabaianinha.

De acordo com o especialista em endocrinologia genética, Dr. Manuel Hermínio de Oliveira, a pesquisa registra o papel do hormônio de crescimento no organismo humano verificando um grupo de pessoas que vivem com um número muito baixo desses hormônios.

Iniciado em 1994, o trabalho científico analisa como ocorreu a introdução de um gene mutante de anões que viviam isolados próximo a Serra de Itabaianinha, nos municípios de Riachão e Tobias Barreto.

Leia também
Consórcio Nordeste e Abrape de Sergipe divergem sobre eventos carnavalescos no Estado

Sergipe prorroga restrições da Covid e decide sobre carnaval na próxima semana

Governo de Sergipe publica novos protocolos sanitários para eventos carnavalescos; confira

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp