BNews Nordeste

Braskem projeta explorações de outras cidades de Alagoas; municípios contestam

Itawi Albuquerque/Secom
Duas cidades são os novos alvos de futuras explorações da Braskem  |   Bnews - Divulgação Itawi Albuquerque/Secom

Publicado em 21/12/2023, às 06h49   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Braskem segue intensa no radar de buscar cidades vizinhas a Maceió, capital de Alagoas. Isso porque a petroquímica tem sete processos de pesquisa autorizados para encontrar novas jazidas de sal-gema no estado. Depois de mais de quatro décadas de exploração na zona urbana da capital alagoana, a empresa possui autorização da ANM (Agência Nacional de Mineração) para caçar o minério no subsolo dos municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Nesse sentido, as duas localidades estão situadas na região metropolitana da capital. Por outro lado, de acordo com informações divulgadas pelo portal UOL, as duas garantem que não aceitarão exploração de sal-gema em seus territórios. 

A priori, os pedidos de exploração foram feitos em setembro de 2019, isto é, quatro meses do relatório do Serviço Geológico do Brasil que apontou que o afundamento de solo e as fissuras em imóveis e ruas de Maceió tiveram como causa a exploração da sal-gema. 

Ainda conforme a publicação, a Braskem, que atualmente importa do Chile sal-gema para usar em fábrica em Maceió, destaca que a pesquisa por novas jazidas ocorre em áreas não urbanas. Mesmo assim, a demanda da empresa necessita de outros dois pedidos - um de licença ambiental para atuar na área e outro de lavra para exploração.

Contestação

Responsável pela gestão de Meio Ambiente de Paripueira, o secretário Antônio Moura indica que o município tem ciência dos estudos, porém não foi consultado sobre o tema, além do fato de que o prefeito Abrahão Moura (DEM) não permitirá a exploração. 

“Não há nenhuma possibilidade de a prefeitura autorizar a mineração por parte da Braskem no município. Além de todos os riscos amplamente divulgados, também existe a questão de que a região metropolitana tem recepcionado moradores das áreas atingidas em Maceió”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp