Política

Caso Braskem: Lula demonstra preocupação com CPI que envolve mina em Maceió

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula tem receio que briga política em Alagoas respingue no Palácio do Planalto  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 19h56



O presidente Lula (PT) está preocupado com a futura instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em Brasília. O alvo das investigações seria o colapso na Mina 18 da Braskem, em Maceió. As informações são do blog do Camarotti, do site G1.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nesta terça-feira (12), Lula se reuniu no Palácio do Planalto com as lideranças de Alagoas, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), o senador Renan Calheiros (MDB), o governador do estado, Paulo Dantas, e o prefeito de Maceió, JHC. O encontro durou três horas.

Para o Presidente da República, "nenhum governo gosta de CPI". A preocupação é com relação a instabilidade política que será criada entre o governo e os parlamentares no Congresso. Os governistas buscam aprovar matérias importantes para economia brasileira na Câmara e no Senado.

Baiano deve comandar a CPI

Antes de iniciar a CPI, que será em fevereiro de 2024, o governo pretende criar um comitê especial sobre o caso da Braskem. Um senador baiano deve liderar os trabalhos da CPI: Otto Alencar (PSD). Após um pedido do senador Renan Calheiros, o político baiano decidiu instalar a comissão nesta quarta (13).

O medo de Lula e do governo é que se crie um atrito entre Renan Calheiros e Arthur Lira – adversários políticos importantes em Alagoas. Isso pode respingar em Brasília, nos bastidores do Governo Federal.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp