BNews Nordeste

Ceará confirma primeiro caso da varíola do macaco

Reprodução/ Getty Imagens
Além do caso confirmado da varíola do macaco, há outros 14 considerados suspeitos no estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Getty Imagens

Publicado em 30/06/2022, às 07h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O estado do Ceará confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso de varíola do macaco. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesa), o paciente é brasileiro, tem 35 anos, e reside na cidade de Fortaleza.

Ainda de acordo com a pasta, o homem tem histórico de viagem em São Paulo e Rio de Janeiro, capitais que também já confirmaram casos da varíola. Além do primeiro caso confirmado no estado, o Ceará já notificou, até o momento, 14 outros suspeitos.

Dois deles já foram descartados pelos órgãos de saúde em Fortaleza e Maracanaú. O restante ainda está sendo analisado. Só na capital cearense são outros quatro suspeitos. Cedro, Caucaia, Caridade, Russas, São Gonçalo do Amarante e Ocara, tem um caso em análise cada.

Brasil

Com o caso do Ceará, o Brasil já conta com 21 confirmações da doença. O país também já registra a transmissão comunitária, quando pacientes contaminados não viajaram para países onde há histórico da doença, tampouco contato com outros contaminados, sendo impossível saber como se deu a transmissão.

Os primeiros casos da varíola do macaco foram registrados em meados de maio deste ano, na Europa. Rapidamente, países de outros continentes, como foi o caso do Brasil, começaram a identificar pessoas infectadas. Logo, a doença se transformou em um surto global, assim como o novo coronavírus.

Segundo a última atualização da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada na última segunda-feira (27), já são 3.413 diagnósticos em 50 países. 

Prevenção e sintomas

Para prevenir a infecção, a recomendação é de evitar contato próximo/íntimo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado; evitar o contato com qualquer material, como roupas de cama, que tenha sido utilizado pela pessoa doente; e higienizar as mãos, lavando-as com água e sabão e/ou álcool gel.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele que podem estar localizadas em mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp