BNews Nordeste

Cidade nordestina é declarada oficialmente a Capital Nacional do Reggae

Divulgação/Setur São Luís
O reggae, ritmo musical de origem jamaicana, se popularizou na cidade durante a década de 1970  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Setur São Luís

Publicado em 12/09/2023, às 15h01   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

São Luís, no Maranhão, foi oficialmente declarada a Capital Nacional do Reggae. O reconhecimento ocorre com a publicação da Lei 14.668, nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União, após sanção do presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

A Lei tem origem em projeto de autoria do deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA), aprovado pela Comissão de Educação e Cultura no dia 8 de agosto, com relatoria do senador Cid Gomes (PDT-CE).

Desde 2012, também após o surgimento de uma lei, é comemorado o Dia Nacional do Reggae em 11 de maio, data de falecimento do cantor e compositor jamaicano Bob Marley. 

A capital maranhense se destaca por ter contribuído para que o reggae se espalhasse pelo Brasil. O ritmo musical de origem jamaicana se popularizou em São Luís na década de 1970.

Pesquisadores afirmam que o reggae pode ter chegado à cidade através das ondas de rádio emitidas do Caribe, ou por marinheiros que traziam discos ao desembarcarem no porto da capital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp