BNews Nordeste

Crimes de violência sexual crescem 39% no Ceará nesse início de ano

Agência Brasil
De janeiro a março de 2022 já foram 386 vítimas de crimes sexuais  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 08/04/2022, às 07h34   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Os crimes de abuso sexual tiveram um aumento de 39% no Ceará neste início de ano, segundo os dados disponibilizados pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em janeiro foram 111 vítimas, em fevereiro houve um aumento para 115 e em março foram 160 casos,

De acordo com a reportagem de O Povo, uma mulher, de 41 anos, foi abandonada desacordada em via pública e estuprada por um homem que passava pelo local, no bairro Ponta da Serra, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, no dia 20 de março. A cena, flagrada pelas câmaras de segurança repercutiram pela internet possibilitando que a polícia identificasse o suspeito. Mas, na tentativa de prisão, José Nascimento Veras, de 37 anos e sem antecedentes criminais, tirou a própria vida. Esse caso é mais um entre os 386 crimes de abuso sexual registrados nos três primeiros meses de 2022.

Leia mais:

Cearenses são presos suspeitos de estelionato, extorsão e importunação sexual no Piauí

Piauí é onde menos se usa cinto de segurança no Brasil

Polícia faz buscas para encontrar jovem maranhense desaparecido em Mato Grosso

Em nota, a SSPDS disse atuar no combate ao crime de abuso sexual contra mulheres em todo o território cearense, inclusive, a operação resguardo, deflagrada em fevereiro e março deste ano, já realizou 350 prisões e apreensões de suspeitos de violência doméstica e sexual contra mulheres. No texto, a secretaria afirma que o Ceará está "em primeiro lugar no Nordeste e em sexto no País, em número de capturas, em razão das ofensivas" e reforça a importância das denúncias nesse tipo de crime “para evitar a subnotificação das ocorrências e fortalecer os trabalhos policiais".

A SSPDS, acredita que o aumento nos índices é proveniente do estímulo às denúncias que leva a polícia civil a registrar ocorrência e apurar a situação. A secretaria orienta também as pessoas buscarem uma unidade especializada ou às delegacias municipais, quando no município não tiver uma delegacia da mulher, para registrar as ocorrências,

O Ceará possui 10 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e em março foi inaugurada a Casa da Mulher Cearense no Cariri, com objetivo de ampliar a assistência psicossocial e jurídica das vítimas de crimes.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp