BNews Nordeste

Estado do Nordeste tem a maior quantidade de mulheres no comando de Secretarias do país; descubra qual

Divulgação: Ascom-AL
12 das 23 pastas do Poder Executivo sendo ocupadas por mulheres  |   Bnews - Divulgação Divulgação: Ascom-AL

Publicado em 10/09/2022, às 07h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com 12 das 23 pastas do Poder Executivo sendo ocupadas por mulheres, o Governo de Alagoas chegou ao patamar de estado com maior número de Secretarias comandadas pelo público feminino no país.

Segundo a Metrópoles, a chefe do Gabinete Civil, Maria Luiza Barreiros, declarou que a presença feminina reflete mudança nas ações públicas. “O governo tem levantado bandeiras. Temos implementado medidas e projetos que contemplam as mulheres, como, por exemplo, equipe de plantão na delegacia especializada no público feminino. Agora, o atendimento é 24h, algo que não existia há 32 anos”, afirma.

As vagas ocupadas por elas são destaques no Executivo, a exemplo da Procuradoria Geral (PGE), a Secretaria do Planejamento (Seplag), a Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). “Somos mulheres comandando pastas historicamente ocupadas por homens”, comenta a chefe do Gabinete Civil.

Nas demais gestões do país, as mulheres são minoria no primeiro escalão. De acordo com o Metrópoles, de todas as 563 pastas no país, apenas 125 são coordenadas por uma mulher — o que equivale a, aproximadamente, 22%. Santa Catarina, por exemplo, não tem liderança feminina em nenhuma das 22 pastas.

A chefe de Gabinete torce para que o público feminino possa, cada vez mais, ocupar esses espaços: “Que, nesse aspecto, Alagoas sirva de inspiração aos outros estados, aos municípios e À União. As mulheres devem ocupar cargos na gestão pública. Quanto mais mulheres na política, mais políticas para as mulheres vamos ter”, finalizou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp