BNews Nordeste

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia

Reprodução
O filhote era uma fêmea com 4,5 metros de comprimento e já tinha encalhado em outra praia no domingo, mas devolvido com vida ao mar  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/07/2022, às 09h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na praia de Morro dos Patos, em Itarema, litoral do Ceará, nesta segunda-feira (25). O animal, com 4,5 metros de comprimento, tinha um corte no corpo, mas a causa da morte ainda é desconhecida.

De acordo com o G1, os biólogos de uma Organização Não Governamental (ONG) Eco Icaraí acreditam que alguém tentou usar um pedaço do animal como isca. Segundo eles, esse mesmo filhote teria encalhado na praia de Moitas, em Amontada, no domingo (24) e devolvido vivo ao mar.

Segundo a bióloga e técnica de resgate do programa de mamíferos marinhos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Letícia Gonçalves, a temporada de jubartes no Brasil compreende, normalmente, o período de junho a outubro ou novembro.

"Esses animais realizam migração anual da Antártida para o hemisfério sul, onde utilizam das águas mais calmas e quentes para reprodução e acasalamento. A maior quantidade de grupos se concentra no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui na região estejam somente de passagem até esses locais de maior concentração", explicou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp