BNews Nordeste

Em 2021, Energisa registra mais de 7 mil ligações irregulares de energia em Sergipe

Divulgação
Energisa recuperou mais de 37 mil KWh, o que equivale ao consumo de 23 mil residências  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/01/2022, às 19h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Energisa em Sergipe realizou mais de 31 inspeções, em 2021, e identificou 7.357 ligações irregulares na rede de distribuição de energia elétrica, popularmente conhecida como “gato”. De acordo com a companhia, cerca de 37.655.000 KWh de energia foram recuperadas, o que é capaz de abastecer mais de 23 mil residências durante um ano, com um consumo de 134 KWh/mês em cada imóvel.

Vale ressaltar que a prática é crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena que varia de um a quatro anos de reclusão.

Leia Mais:

SMTT registra furto de quase 500m de cabos de semáforos na primeira semana do ano
Em seis anos, roubos a ônibus caem mais de 95% na Grande Aracaju
Em Aracaju, homens se disfarçam de carroceiros para invadir casas e praticar roubos

O coordenador de Medição e Combate à Perdas, Evandro Macedo, explicou que a prática é um risco para a segurança da população. “Há ainda o risco de acidente por choque elétrico. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação. Há outras formas de economizar, como mudando hábitos de consumo, substituindo equipamentos antigos por novos com menos consumo e até se inscrevendo na tarifa social, se preencher os requisitos do Governo”, afirmou Macedo.

Ele ainda pontuou que, quando a fraude é identificada, além do Boletim de Ocorrência, a Eenergisa realiza cobrança dos valores retroativos, referentes ao período da irregularidade. Além disso, o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp