BNews Nordeste

Guarda municipal age com truculência contra participantes de brincadeira com fogos de artifícios; veja imagens

Reprodução
A corporação disse ter sido recebida com hostilidade pela pessoas e que a ação foi motivada por denúncias de moradores  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/06/2022, às 13h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra a ação truculenta da Guarda Civil Municipal de Toritama, Agreste de Pernambuco, contra participantes de uma “guerra de mosquito”, um tipo de fogo de artifício, nessa quinta-feira (23). A abordagem dos agentes da guarda foi realizada no centro da cidade e confirmada pela prefeitura.

De acordo com o site UOL, as imagens mostram o momento em que um homem é agredido pelos policias com tapas e empurrões. Ele ainda foi xingado com palavras de baixo calão e jogado em uma viatura. A Guarda Civil de Toritama alegou que os vídeos foram feitos após os jovens reagirem contra a abordagem.

A ação foi motivada por uma denúncia de que a brincadeira com fogos de artifícios na Rua dos Correios estaria incomodando os vizinhos. Segundo a corporação, por esse motivo uma viatura foi enviada ao local. Ainda segundo os agentes, eles foram recebidos de maneira hostil pelas pessoas no local e um jovem teria jogado um “mosquito” contra o comandante da operação. Depois, o mesmo rapaz teria jogado o material contra outro guarda e contra a viatura - mas ninguém chegou a ser atingido. Assim, um dos guardas correu atrás do jovem - que seria o mesmo do vídeo.

Leia mais:

Macaco que viralizou na internet amolando faca é capturado no Piauí

Nordeste: Ex-prefeito é denunciado pelo MPF por esquema que desviou mais de R$15 milhões

Homem é assassinado em oficina na qual trabalhava há uma semana

Em decorrência desse tipo de brincadeira, uma pessoa foi atingida na cabeça pelos fogos e precisou ser levada ao Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima. Um outro vídeo também mostra uma criança sendo queimada próximo à virilha no meio da rua.

Cinco menores de idade e dois adultos foram localizados pelos guardas e encaminhados até a delegacia. 

Em nota, a Prefeitura de Toritama informou que afastou os agentes envolvidos na operação, mas que garantirá “todo direito à defesa”. "Informamos ainda que as famílias das pessoas envolvidas no infeliz e reprovável acontecimentos estão recebendo apoio e atenção da prefeitura", diz o texto.

A prefeitura disse ainda que "não compactua com o desrespeito aos Direitos Humanos e com nenhum ato de violência" porque "os direitos das pessoas precisam ser respeitados" e que todos os esclarecimentos sobre o caso serão sistematicamente comunicados à população toritamense". "Por fim, o governo municipal declara ter respeito aos integrantes da guarda municipal. Guarda essa que tem contribuído muito, em parceria com as policiais estaduais, para a segurança do município".

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp