BNews Nordeste

Indígena morre após abordagem policial no Sertão de Pernambuco

Reprodução/ Redes sociais
Indígena do povo Atikum teria sido agredido por policiais militares  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 18/06/2022, às 13h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma investigação preliminar para apurar se policiais militares tiveram relação com a morte de um indígena no município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, foi instaurada pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social do Estado.

A morte do indígena Atikum Edvaldo Manoel de Souza, de 61 anos, ocorreu na última quarta-feira (15), após ele ter sid abordado por policiais militares em frente a casa onde morava, na Aldeia Olho D'Água do Padre, na zona rural de Carnaubeira da Penha.

De acordo com o Jornal do Commercio, a delegacia municipal registrou o caso como "morte a esclarecer". No entanto, a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) denuncia que Edvaldo foi agredido pelos policiais militares.

Leia também:

Nas redes sociais, a Apoinme relatou o caso, alaegando que Edvaldo teria ouvido barulhos no quintal da casa em que morava e decidiu sair para ver do que se tratava. Em seguida, ele teria, então, sido abordado pelos policiais, que teriam perguntado sobre uma suposta espingarda que pertenceria a ele.

O indígena teria respondido que não possuía espingarda, e, ainda segundo a Apoinme, foi agredido com um tapa violento no tórax e agredido por "vários minutos" em seguida, causando, consequentemente, um desmaio, conforme a Apoinme.

Edvaldo foi levado para o hospital municipal de Carnaubeira da Penha, mas já chegou sem vida à unidade de saúde. 

A Polícia Civil do Pernambuco informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso, com realização de diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp