BNews Nordeste

Motoristas e cobradores da Viação Modelo paralisam atividades

Reprodução/Anderson Barbosa/TV Sergipe
A principal requisição feita pelos motoristas e cobradores é o pagamento das férias, do 13° salário, e do FGTS  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Anderson Barbosa/TV Sergipe

Publicado em 13/01/2022, às 10h12   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma parte dos rodoviários da Viação Modelo paralisou as atividades na madrugada desta quinta-feira (13), em Aracaju. Os trabalhadores se reuniram na entrada da empresa, na Avenida Tancredo Campos, no bairro Porto Dantas. A principal requisição feita é o pagamento das férias, do 13° salário, e do FGTS, que há 2 anos não é depositado.

“A maior fatia do bolo é com relação ao salário, a gente recebia 40% dele no dia 20, e no quinto dia útil do mês seguinte o resto. Só que a gente já está no dia 13 e ainda nem recebemos, nem sabemos quando vamos receber o restante. O ticket alimentação nem agendamento tem e as gratificações não recebemos. Tem muito pai de familia trabalhando e passando necessidade, e isso é inadmissível", disse um dos servidores, que preferiu não se identificar ao FanF1.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Aracaju, 30 ônibus estão parados, afetando, principalmente, as linhas do Marcos Freire, Porto Dantas e o complexo Taiçoca.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) confirmou a paralisação e informou que a empresa chegou a quitar uma parte dos salários em atraso essa semana, mas segue em busca de alternativas para atender o quanto antes o restante das dívidas dos seus colaboradores.

Ainda segundo o sindicato, a situação atual de todo o sistema de transporte é de desequilíbrio econômico diante do acúmulo de débitos postergados durante a pandemia, aumento gradativo das despesas, principalmente o combustível, crescimento da utilização de gratuidade sem fonte de custo,  queda do número de passageiros que ainda passa dos 40%, a defasagem da tarifa de ônibus e a falta de aporte extra tarifário, entre outros.

O Setransp destacou também a "necessidade de apoio quanto a realidade do sistema de transporte, prestador de um serviço essencial para população, que tem sido ameaçado com interrupções frequentes ao longo dos últimos anos por conta de questões financeiras".

Leia Mais:

Homem encapuzado invade casa e mata jovem a tiros
Homem é suspeito de atirar mais de 10 vezes contra amante
Em Aracaju, homens se disfarçam de carroceiros para invadir casas e praticar roubos

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp