BNews Nordeste

Mulher finge ser autista para ficar sem máscara em shopping e publica vídeo nas redes sociais: "a gente se faz de doido"

Reprodução/Instagram
Nathasha Borges fingiu ser autista para circular sem máscara no Shopping RioMar, em Recife (PE)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 25/03/2022, às 08h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A bióloga Nathasha Borges fingiu ser uma pessoa com transtorno do espetro autista (TEA) para circular sem máscara no Shopping RioMar, em Recife (PE). Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela relatou como como conseguiu driblar a segurança do estabelecimento e ainda incentivou seus seguidores a fazerem o mesmo. A Lei 14. 019, de 2 de julho de 2020, dispensa o uso de máscaras para pessoas com autismo.

"Está todo mundo doido, a gente se faz de doido. Pronto. Está tudo certo. Olhe, a solução de um doido é outro doido na porta. Não usei minha máscara hoje para nada, nem para entrar no tal órgão que eu vim fazer o negócio", declarou.

Ela conta, ainda, que foi abordada duas vezes por seguranças no shopping. "Teve uma hora em que o homem veio me perguntar, aquele segurancinha do carrinho fez: 'Moça, dá para botar a máscara?', aí eu disse: 'Venha cá, venha cá. Não, porque eu sou autista'", disse.

Matérias relacionadas:

Em outro momento ela conta que foi questionada sobre a máscara dentro de uma loja. "'Moça, a máscara'. Aí, eu disse: 'Eu sou autista, posso não'. O primeiro fez assim: 'Você está sozinha?'. E eu disse: 'Estou procurando a minha mãe, ela foi ali'", justificou.

Os vídeos publicados pela bióloga nos stories foram removidos pelo Instagram por conta das regras "sobre símbolos ou discursos de ódio" e "assédio ou bullying". No entanto, Natasha republicou as imagens em formato de reels.

Assista:

Após a repercussão do caso, ela gravou novos vídeos. "Gente do céu, a todos os autistas e suas famílias, eu não sou preconceituosa com nenhum distúrbio, tenho em minha família. Parem de aumentar!!! Quem nunca errou atire a primeira pedra, uma lástima tudo isso. Não dá!!! Todos os stories derrubados. Faltou caridade e interpretação. Não tenho problemas em pedir desculpas, e pediria, se fosse preconceituosa. Não sou!", alegou a bióloga.

O uso de máscaras ainda é obrigatório em locais públicos de Pernambuco, incluindo em shoppings.

De acordo com o o G1, o Ministério Público de Pernambuco recebeu uma denúncia através da ouvidoria, mas a investigação deve ser iniciada pela Polícia Civil. Em nota, a polícia afirmou que "ela será intimada a prestar depoimento na Delegacia de Boa Viagem".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp