BNews Nordeste

Operação investiga juízes e advogados suspeitos de corrupção no Ceará

Arquivo BNews
Agentes da operação cumprem mandados em quatro estados e no Distrito Federal  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 20/05/2022, às 13h22   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (20), a Operação Skiagraphia, com objetivo de “desmantelar o esquema de corrupção” que contaria com a participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos em Fortaleza (CE).

A ação conta com a participação de 90 policiais federais para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Brasília (SP), São Paulo (SP), Recife (PE) e Dourados (MS). Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Leia mais

Homem é preso com pornografia infanto-juvenil em Sergipe

Bebê de cinco meses morre após ser arremessada do carro da família

Após decisão judicial, presos homossexuais são transferidos para unidade especializada no Ceará

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2019 após informações fornecidas pela Procuradoria da Fazenda Nacional, apontando “indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do Fisco Federal em ações em curso na Justiça Federal, entre os anos de 2012 a 2016, e que resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União”.

A PF acrescenta que foram investigadas “suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União, vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito e falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários”.

Caso as suspeitas se confirmem, os investigados poderão responder por crimes de corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e organização criminosa. As penas podem chegar a 42 anos de prisão.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp