Mundo

Europa vive maior surto de varíola dos macacos da história

Pierre Virot/OMS
OMS convoca reunião para debater soluções sobre esse crescimento de pessoas infectadas pela varíola  |   Bnews - Divulgação Pierre Virot/OMS

Publicado em 20/05/2022, às 12h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O surto de varíola de macacos está sendo uma pauta de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A sede convoca, nesta sexta-feira (20), uma reunião emergêncial sobre a doença que foi identificado em pelo menos nove países. Outros países como a Bélgica, França e Canadá também confirmaram casos.
Somente na Europa, já foram identificados pelo menos 10 casos, que representa o maior número registrado na história da região. Países fora do continente europeu, como a Austrália e os Estados Unidos também registrou casos da doença. A maioria dos diagnósticos não tem ligação com viagens para o exterior.
O Grupo Consultivo Estratégico e Técnico sobre Riscos Infecciosos com Potencial de Pandemia e Epidemia (STAG-IH) irá se reunir e aconselha a OMS sobre riscos em potencial que são uma ameaça a saúde mundial.
Leia mais sobre
Biden recebe líderes de Finlândia e Suécia para discutir adesão à Otan
Casal é condenado à morte por venda de adolescente a bordel na Índia
Economia brasileira cresce 1,5% no 1º trimestre, indica FGV
Não existe uma vacina específica conra a doença, porém os imunizantes que são utilizados para o tratamento conseguem combater cerca de 85% dos sintomas do vírus
O que seria essa doença?
Ela é uma infecção viral, semelhante a varíola dos humanos. Normalmente a transmissão ocorre quando o animal passa para as pessoas que estão próximas das Florestas da África Central e Ocidental. No entando, a contaminação entre humanos pode acontecer, mas é mais raro.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp