BNews Nordeste

PF deflagra operação contra corrupção em município pernambucano

Assessoria de Comunicação da PF em Pernambuco
Três ações foram deflagradas para investigar suspeitas envolvendo município  |   Bnews - Divulgação Assessoria de Comunicação da PF em Pernambuco

Publicado em 02/12/2022, às 12h50   Osvaldo Barreto



A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (02/12), operações com o fim de apurar a ocorrência de crimes contra a Administração Pública, como peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em contratos firmados pela Prefeitura de Ouricuri/PE com empresas prestadoras de serviços sediadas nos Estados do Pernambuco e Ceará.

Nas operações Ipuçaba, Circus e Pergaminho são cumpridos  35 (trinta e cinco) mandados de busca e apreensão e 03 (três) prisões preventivas em desfavor de empresários, servidores e ex-servidores públicos em Ouricuri/PE (25 MBA, 01 MPP), Juazeiro do Norte/CE (09 MBA, 02 MPP) e Fortaleza/CE (01 MBA).

A justiça também determinou medidas cautelares de indisponibilidade de bens e afastamento de cargos de servidores públicos investigados. As investigações contaram com o auxílio da Controladoria-Geral da União em Pernambuco. As medidas judiciais visam reforçar os elementos de prova de autoria, materialidade e circunstâncias dos fatos investigados, com a apreensão de computadores, telefones celulares e documentos, além de recuperação do dano ao erário apurado. 

A investigação apura os contratos firmados a partir de 2019 até 2021. Os crimes que são investigados são o de peculato, fraude em licitações, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se condenados, os investigados poderão cumprir pena de até 45 anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp