BNews Nordeste

Piauí flexibiliza o uso de máscaras em ambientes abertos, mas, na capital já está tudo liberado

Agência Brasil
A obrigatoriedade agora será a comprovação da dose de reforço para ingressarno eventos  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 25/03/2022, às 11h48 - Atualizado às 11h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em Teresina, capital do Piauí, o uso de máscaras não será mais obrigatório em locais fechados a partir da próxima segunda-feira (28), assim como já acontecia em ambientes abertos. Mas, no resto do Estado, o uso só será flexibilizado em locais abertos.

De acordo com o G1, a decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25) após reunião do Comitê de Operações Emergenciais Estadual (COE). Além das máscaras, a quantidade de público em eventos também foi alterada para 100% em ambientes abertos e 80% em espaços fechados.
A obrigatoriedade das máscaras no Estado continuará em locais fechados e também para pessoas imunossuprimidas. Essa foi a última reunião com o secretário de Estado da Saúde á frente da pasta, Florentino Neto, já que agora no dia 31/03 ele se afasta para disputar às eleições 2022.

Leia mais:

Dança das Cadeiras: Deputados aproveitam janela partidária para mudar de partido

Vereador acusa colega de homofobia: 'Quem gosta de queimar é você'; veja vídeo

Sergipe retira obrigatoriedade do uso de máscaras, mas tem regras para públicos em eventos: confira

Apesar das mudanças positivas para o retorno da normalidade, uma nova exigência foi criada no Piauí.  “A partir de agora só poderá ingressar nos eventos aqueles que tiverem com a dose de reforço aplicada. Porém aqueles que tomaram as duas doses, e ainda não estão no prazo de tomar a dose de reforço, poderão entrar nestes locais”, explica a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.
Além disso, o Piauí passará a aplicar a 4º dose - ou segunda dose de reforço - para idosos a partir dos 60 anos e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na capital, a 4ª dose já está sendo aplicada a pessoas com mais de 80 anos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a pandemia de Covid-19 está “sob controle total”. Os índices atuais de testes positivos para Covid-19 na capital estão abaixo de 20%, o que permite a flexibilização de medidas.

“Nossa situação de Covid em Teresina, eu diria que é sob controle total. A oferta de leitos, a transmissão entre pessoas e os dados de positividade dos testes já nos permitem certo relaxamento nessas medidas restritivas”, disse Gilberto Albuquerque.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp