BNews Nordeste

40% dos deputados federais mudaram de partido com 'janela partidária' no Piauí

Divulgação/ Câmara de deputados
A mudança na legenda visa a disputa à reeleição  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Câmara de deputados

Publicado em 25/03/2022, às 10h29   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados do Piauí aproveitam a Janela Partidária,  período no qual fica autorizado a mudança de partido sem risco de perda de mandato, para migrar de legenda. Pelo menos quatro, dos dez deputados federais, da bancada aproveitaram o momento que se encerra no dia 1º de Abril.

De acordo com o G1, essas mudanças têm como objetivo principal a reeleição na disputa deste ano. Entre as mudanças estão: Fábio Abreu e Marcos Aurélio que deixaram o PL e MDB, respectivamente, e migraram para o PSD e assim participam da federação com o MDB.  O deputado Flávio Nogueira saiu do PDT para o PT e a partir de agora será oposição a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais:

Vereador acusa colega de homofobia: 'Quem gosta de queimar é você'; veja vídeo

Ministra de Bolsonaro deve ser candidata ao Senado por Sergipe; confira

Vereadores querem pagamento de verba indenizatória por ocuparem cargos na Mesa Diretora; saiba mais

A deputada Marina Santos saiu do Solidariedade e migrou para o Republicanos, que está na oposição ao governo estadual e na base do governo federal e tenta viabilizar sua reeleição.

Permanecem nas legendas atuais seis deputados: Átila Lira (Progressistas), Margarete Coelho (Progressistas), Iracema Portela (Progressistas), Júlio César (PSD), Rejane Dias (PT) e Merlong Solano (PT).

A janela Partidária é aberta em todo ano eleitoral, sempre seis meses antes da data do pleito e dura 30 dias. O parlamentar que trocar de partido fora desse período, sem apresentar à Justiça Eleitoral uma justa causa, corre o risco de perder o mandato. Isso porque a Justiça Eleitoral entende que os mandatos de deputados federais, estaduais e distritais pertencem aos partidos, não ao eleito — e o partido pode reivindicar na Justiça o mandato do parlamentar que saiu.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp