BNews Nordeste

Professores da rede estadual entram em greve no Maranhão

Divulgação/ Governo do Maranhão
A categoria pede um reajuste de 14,95%  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Governo do Maranhão

Publicado em 28/02/2023, às 07h37   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Os professores da rede estadual do Maranhão entraram em greve. A paralisação das foi anunciada nesta segunda-feira (27). A categoria pede um reajuste de 14,95%, conforme anunciado pelo Ministério da Educação, além da valorização e direitos.

Diante da manifestação, os professores devem permanecer uma semana paralisados fazendo atos públicos em todo o estado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado (Sinproesemma), a proposta apresentada pelo governo, é de pouco mais de 8%, sob a alegação que os trabalhadores já recebem acima do piso.


Na última sexta-feira (24), o desembargador Sebastião Bonfim, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), concedeu uma liminar declarando o movimento como ilegal. Em caso de descumprimento, vai ser cobrada uma multa diária de R$ 100 mil e descontos dos dias trabalhados dos que se mantiveram em greve. O Sinproesemma afirmou que vai recorrer da decisão.


Por meio de nota, o Governo do Maranhão informou que 'permanece aberto ao diálogo propositivo para que outras tratativas aconteceram'. Além disso, o estado informou que oito dos 15 itens reivindicados Sinproesemma, foram aprovados. As informações são do G1.


Confira a nota completa:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp