BNews Nordeste

Relatório do Governo Federal aponta atual situação da mina em Maceió; confira

Reprodução/CNN
População de Alagoas segue tensa quanto ao desmoronamento de uma mina da Braskem  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 03/12/2023, às 16h45


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério de Minas e Energia (MME), do Governo Federal, emitiu um relatório apontando a real situação do terreno onde está localizado a mina da Braskem, em Maceió. De acordo com as análises, há uma estabilidade no local que pode acontecer um colapso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ou seja, diminuíram as chances de haver um grande deslocamento de terra na mina nº 18. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), responsável pelo relatório, o desmoronamento “ocorrerá de forma localizada e não generalizada. Não se observa alteração expressiva do nível da lagoa [Mundaú]. Entende-se haver baixo risco de contaminação da lagoa”.

Observa-se estabilização da situação, com redução do ritmo de subsidência do terreno e redução da probabilidade de deslocamentos de terra de larga escala”, informa o relatório.


Nas últimas 24h, foi apontado uma redução na velocidade com que a terra está se deslocando em meio ao colapso. Entre os dias 29 e 30/11/23, o deslocamento era de 50cm. Agora, houve uma desaceleração para cerca de 15 centímetros por dia.

No entanto, “ainda é uma velocidade elevada, ao se comparar com o parâmetro anterior da ordem de 20 centímetros por ano. A situação ainda demanda atenção”. Diante disso, apesar da pequena estabilização, a Defesa Civil de Maceió segue em alerta máximo na região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp