BNews Nordeste

Confira os perfis dos pré-candidatos ao Governo de Sergipe

Mario Souza/GOV
Conheça mais sobre cada um dos pré-candidatos do estado  |   Bnews - Divulgação Mario Souza/GOV

Publicado em 19/05/2022, às 05h00 - Atualizado às 05h58   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Com a população estimada em 2.338.474, segundo dados do IBGE, o Estado de Sergipe conta com oito pré-candidatos à disputa ao Palácio Governador Augusto Franco. O atual governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), está em seu segundo mandato e por isso, não pode concorrer em uma nova disputa.

Leia também: Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco

Os candidatos ao Governo podem ser trocados até o dia 5 de agosto, quando termina o prazo para escolha dos representantes. Já os registros oficiais das candidaturas devem ser feitos até o dia 15 do mesmo mês.

As eleições estaduais acontecem em 2 de outubro, mas caso seja necessário um segundo turno, ele vai acontecer no dia 30 do mesmo mês. Conheça agora os pré-candidatos ao governo de Sergipe:

Valmir de Francisquinho (PL)
Valmir de Francisquinho foi anunciado pelo PL como pré-candidato ao governo do Estado. Formado em Direito, ele foi vereador de Itabaiana (SE) por cinco mandatos e comandou a prefeitura da cidade por duas vezes. Apesar de fazer parte do mesmo partido do presidente da República, Valmir de Francisquinho não quer vincular sua candidatura a Jair Bolsonaro. Na última visita do presidente ao Estado, o pré-candidato ao governo despistou e não esteve no palanque.

Mas, a Justiça Eleitoral pode barrar sua candidatura. O ex-prefeito de Itabaiana, atualmente, está inelegível por decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE). Mas, ele aguarda julgamento de recurso em Corte Suerior. Ele também é réu por corrupção em um processo que apura o desvio de quase R$ 6 milhões dos cofres da prefeitura de Itabaiana, após denúncia do Ministério Público e aceita por unanimidade pelo Tribunal de Justiça.

Rogério Carvalho (PT)
Senador pelo estado de Sergipe, Rogério Carvalho foi escolhido pelo PT para ser o candidato da oposição. Ele começou a carreira política no movimento estudantil durante a graduação em medicina. Foi eleito deputado estadual por duas vezes (2006 e 2010). Em 2014, Rogério disputou uma vaga para o senado, mas não se elegeu. Já em 2018, conseguiu uma vaga no congresso. Apesar de o partido integrar a base do atual governador, Rogério já declarou que vai trilhar caminho distinto.

Fábio Mitidieri (PSD)
Nascido em Aracaju (SE), Fábio Mitidieri é o pré-candidato da situação e aposta do PSD para substituir o atual governador, Belivaldo Chagas. Fábio é deputado federal e foi eleito sendo o mais votado de Sergipe o 4ª do Brasil, proporcionalmente, com 102.899 votos. Ele também já foi vereador da capital sergipana por duas vezes.

Alessandro Vieira (PSDB)
Natural de Passo Fundo (RS), ele é Senador e ex-delegado da Polícia Civil, instituição que foi chefe de polícia até abril de 2017, Alessandro Vieira é formado em Direito. Em 2018, ele se candidatou a senador pela Rede Sustentabilidade e se elegeu. Vieira chegou a anunciar sua pré-candidatura à Presidência da República pelo Cidadania, mas desistiu e trocou de partido, se filiando ao PSDB.

Cláudio Geriatra (DC)
Médico geriatra, Antônio Cláudio Neves tem como principal plataforma de governo o cuidado das pessoas idosas. Ele foi escolhido pelo partido Democracia Cristã para concorrer as eleições de Sergipe em 2022. O médico já atuou como secretário municipal de Saúde de Itabaiana e é presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção à Longevidade.

João Fontes (PTB)
Ex-deputado federal, João é atual presidente do PTB em Sergipe. Nascido em Aracaju, ele é formado em Direito. Na política, em 2006, foi candidato ao governo de Sergipe pelo PDT, mas não se elegeu. Fontes foi diretor da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, no governo de Augusto Franco, e presidente da Empresa Energética de Sergipe (Energipe).

Emanuel Franco Filho (MOBILIZA)
Professor universitário e empresário do ramo da agropecuária, Emanuel Franco tem vivência política na militância nos movimentos de direita.  Ele participou da criação e direção da ARDASE- Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Estado de Sergipe. É também membro da Sociedade Brasileira de Fitopatologia – SBF. Além de ser sócio e dirigente da AEASE – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe.

Elinos Sabino (PSTU)
Servidor público federal, Elinos Sabino é natural de São Carlos (SP). Sabino é fundador do PSTU em Sergipe. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Aracaju na chapa de Vera Lucia. Ele também já disputou os cargos de deputado estadual e federal. Contudo, não conseguiu se eleger para nenhum deles.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp