BNews Nordeste

Suspeito de milícia, policial militar morre carbonizado em emboscada

Divulgação
Na ação, policial militar suspeito de integrar grupo de milícia foi surpreendido e morto  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 11/11/2023, às 13h09


FacebookTwitterWhatsApp

Uma emboscada foi armada para surpreender um grupo de policiais militares, suspeitos de integrar milícia, na tarde desta sexta-feira (10), em Barra do Corda, a 462 km de São Luís. Durante a situação, o sargento da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), que de acordo com o G1 foi identificado como Walmir, teve seu corpo carbonizado em um veículo e morreu.

O delegado-geral da Polícia Civil no Maranhão, Jair Paiva, afirmou que a suspeita é que os PMs foram contratados por um fazendeiro para realizarem a desocupação de uma área na localidade.

“As primeiras informações são que ontem na zona rural do município de Barra do Corda, um grupo de policiais militares, que estavam à paisana em três veículos, teriam sido emboscados e nessa emboscada, infelizmente, o sargento Walmir, lotado em Barra do Corda, veio a falecer e teve seu corpo carbonizado com o veículo em que ele estava. Um fazendeiro teria levado esses policiais militares para a região para que fosse realizada essa reintegração de posse desalojando esses posseiros ou moradores lá dessa área rural”, relatou o delegado.

Além do sargento, outros dois PMs foram atingidos por disparos de arma de fogo e estão hospitalizados. Ao todo, nove policiais foram autuados em flagrante por milícia. Um deles pertence ao Batalhão de Barra do Corda, outro é um policial penal e sete são do 4º Batalhão de Polícia Militar de Balsas.

“Os policiais militares que foram resgatados na área de mato foram levados para o comando do Batalhão em Barra do Corda e foram apresentados pelo oficial superior na Delegacia Regional de Barra do Corda e foram autuados em flagrante pelo crime de milícia”, concluiu o delegado-geral.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que uma imediata apuração do ocorrido já foi determinada às Policiais Civil e Militar. Confira:

"A Secretaria de Segurança Pública determinou às Policiais Civil e Militar imediata apuração do ocorrido, bem como as providências necessárias. Nove policiais foram autuados em flagrante delito pelo crime de formação de milícias, sendo oito policiais militares e um policial penal. Desses, seis encontram-se recolhidos ao quartel de Barra do Corda e serão transferidos posteriormente para o quartel do Comando Geral em São Luís. Em razão das lesões sofridas, dois policiais militares foram levados para hospital e tão logo tenham alta médica também serão recolhidos ao quartel. O policial penal foi levado para o presídio da região. Ainda como resultado da ação, um policial foi morto. Para agilizar as investigações, ainda na noite de sexta foram enviados reforços às polícias Civil e Militar para a região onde os fatos aconteceram. Uma equipe do Instituto de Criminalística (Icrim) também foi encaminhada ao local para a realização de perícia. Por fim, a SSP destaca que não compactua com desvio de conduta dos agentes das forças e segurança  e que vai atuar com rigor na apuração dos fatos, tanto no inquérito policial como por meio de procedimento administrativo instaurado pelo comando da Polícia Militar".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp