BNews Nordeste

Vereador acusado de tentar matar mulher "recebe presente" de colegas na Câmara de Fortaleza

Imagem Vereador acusado de tentar matar mulher "recebe presente" de colegas na Câmara de Fortaleza
O vereador Ronivaldo foi autuado em flagrante em setembro do ano passado por tentativa de feminicídio contra uma mulher,  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/04/2022, às 11h30 - Atualizado às 11h31   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Fortaleza decidiu arquivar o pedido de cassação do vereador Ronivaldo Maia (PT), acusado de tentativa de feminicídio no ano passado. A reunião ocorreu nesta terça-feira (12).

O relator do processor, vereador Luciano Girão (PP), apresentou parecer que indicava ser "aconselhável aguardar o foro competente apurar a conduta (do parlamentar)", pois ainda não foi dada sentença penal sobre o caso.

O presidente do Conselho, vereador Danilo Lopes (Avante), afirmou que a medida é necessária para que a Câmara não cometa "nenhum tipo de injustiça, entendendo a gravidade do caso". 
Entre membros do Conselho, somente a vereadora Cláudia Gomes (PSDB), única mulher que compõe o colegiado, votou contra.

Danilo Lopes (Avante), presidente - Sim
Júlio Brizzi (PDT) - Faltou
Prof. Enilson (PDT) - Sim
Claudia Gomes (PSDB) - Não
Didi Mangueira (PDT) - Sim
Luciano Girão (PP), relator - Sim

Indignação
Em fevereiro deste ano, a bancada do PSol protocolou pedido de cassação do vereador Ronivaldo, acusado criminalmente de tentativa de feminicídio. Pelo Código de Ética e Decoro Parlamentar, é passível de punição, com perda de mandato, "praticar irregularidades tipificadas como crimes no desempenho do mandato".

A bancada do PSol recebeu com "indignação" o arquivamento do pedido de cassação de e disse que vai recorrer contra a decisão. Em nota, ressaltou que "não responsabilizar uma figura pública que cometeu lesão corporal grave contra uma mulher é perpetuar a autorização de violentar corpos de mulheres".

Leia também
Criança vista com homem após fugir de casa disse que sofria violência; confira a reviravolta desse caso

Furacão no Ceará? Veja vídeo e entenda o fenômeno que assustou banhistas

Homem sobrevive a chacina e relata como escapou da mira de criminosos fortemente armados; confira

A bancada ainda destacou a disparidade de gênero no Conselho de Ética. "Somente um assento é ocupado por mulher, lugar ideal para que a camaradagem prevaleça e o machismo e a misoginia sejam fortalecidos", diz trecho da nota assinada pelos os vereadores Gabriel Aguiar e Adriana Gerônimo, representante do coletivo Nossa Cara.

Entenda o caso
O vereador Ronivaldo foi autuado em flagrante em setembro do ano passado por tentativa de feminicídio contra uma mulher, de 36 anos, com quem mantinha um relacionamento extraconjulgal. O vereador e a mulher teriam discutido em um carro, depois disso, ele teria avançado o veículo contra ela e a arrastado alguns metros na rua. O parlamentar, que estava licenciado da Câmara Municipal desde dezembro, chegou a ficar preso por dois meses. Ele foi solto em fevereiro deste ano. Informações do Diário do Nordeste.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp