BNews Pet

Rinotraqueíte felina: Doença respiratória muito comum em gatos exige tratamento imediato

Shutterstock
Bnews - Divulgação Shutterstock

Publicado em 10/05/2021, às 11h08   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo vivendo dentro do conforto e segurança do nosso lar, os gatinhos não estão imunes a algumas doenças. Uma delas é a rinotraqueíte felina, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe humana. Ela traz muito incômodo aos felinos e necessita de atendimento imediato. 

Segundo o médico-veterinário Wanderlon Camões Nunes, a doença acomete os gatos domésticos e felídeos selvagens. A contaminação ocorre pelo contato de um animal doente com um saudável, através de fluídos como saliva, corrimento nasal ou ocular. Em alguns quadros, a rinotraqueíte atinge a região ocular do gato, manifestanto uma sujeirinha nos olhos ou um caso de conjuntivite. 

Situações de estresse, como cirurgia, doenças concomitantes, hospedagem e internação em clínicas, são suficientes para ocorrer a replicação do vírus. Um gato doente pode ser transmissor do vírus por um período de três a quatro semanas.

Leia também
Entenda por que não devemos aparar os bigodes dos cães e gatos
Saiba como identificar quando cães e gatos estão com febre e medir a temperatura dos pets
Gatos sentem frio? Saiba como cuidar do seu pet em dias de baixa temperatura
Especialista explica por que gatos gostam tanto de caixas de papelão

De acordo com o especialista, os principais sintomas da doença frequente em animais jovens e não vacinados são febre, espirros, secreção nasal, conjuntivite, salivação, aftas na boca, língua e lábios que causam muita dor e impedem o gato de se alimentar. “Deve ser levado ao atendimento o mais rápido possível, porque o médico veterinário saberá como identificar o agente causador e entrará com a terapia cabível”, explica Camões. 

Detectar os sintomas pode ser difícil, principalmente, a febre. Mas, se o tutor observar a carinha de doente e rosto inchado, é hora de levar ao médico-veterinário. Na maioria dos casos, segundo o especialista, o tratamento é feito com “antibiótico, fluidoterapia [procedimento em que é feita a administração de fluidos pelas vias oral, intravenosa e subcutânea] e suplementos vitamínicos”.

Segundo Camões, a prevenção é feita através da vacinação. “Pode ser iniciada a partir da oitava semana de vida. Essa dose deve ser repetida após 3 a 4 semanas. O animal deve receber reforço anualmente”, destaca. Ou seja, adotando todos os cuidados corretamente, o gatinho tem enorme chance de se recuperar e até evitar a semana. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp