BNews Pet

Gatos sentem frio? Saiba como cuidar do seu pet em dias de baixa temperatura

Reprodução
Algumas medidas podem impedir que eles sofram ou fiquem doentes por causa do tempo frio  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/04/2021, às 06h00   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Em poucos meses, as temperaturas vão cair e as noites vão ficar mais longas com a chegada do inverno. Assim como os tutores adotam algumas práticas para se manter aquecidos nesta estação do ano, gatos também buscam um aconchego para ficar mais quentinhos.

Ao BNews, a médica-veterinária Yasmim Carvalho explica que em baixas temperaturas a pelagem não é suficiente para mantê-los aquecidos, mas algumas medidas podem impedir que eles sofram ou fiquem doentes por causa do tempo frio. Esse pet, segundo a especialista, é mais sensível às mudanças de temperatura dos que nós humanos, principalmente, se estiver habituado a viver em interiores. A temperatura normal do corpo do felino varia entre 38 e 39,3 ºC. 

“Para saber se o seu gatinho está com frio, a primeira coisa a observar são as suas extremidades, se estão frias: as almofadinhas das patas, entre os dedos, face interna da orelha. Não se deixe enganar caso a sua barriga esteja quente, pois assim como nós, o corpo prioriza a circulação para os órgãos vitais primeiro”, explica Yasmim.

Ainda de acordo com a médica-veterinária, é importante também observar onde os gatos se escondem, pois quando estão com frio, preferem locais quentes. “Importante tomar cuidado, principalmente com carros, pois alguns se escondem dentro do moto, que é um local quente”, alerta.

Yasmim também avalia que banhos em gatos devem ocorrer com cautela, mesmo em outras estações do ano. “O gato é um animal extremamente higiênico, sua língua e saliva já corroboram para manter o seu pelo brilhante, macio e remove as sujeiras. Então, não se deve dar banho em gatos, mesmo que seja no inverno, caso, haja alguma sujidade que com a autolimpeza não foi retirada, deve-se escolher shampoos a seco ou lenços umedecidos, que tenham o mínimo de perfume possível”, orienta.

Abaixo, confira algumas dicas para que seu gatinho ou gatinha continue forte, saudável e aproveite da melhor forma cada segundo da estação mais fria do ano ao seu lado.

  • Alimentação adequada e equilibrada fará com que o gato esteja muito mais saudável e suporte melhor o frio;
  • Nesta época do ano, os felinos costumam fazer menos exercício e estar menos ativos, brinque com ele;
  • Os gatos costumam ser exigentes e não bebem a quantidade de água suficiente. No inverno, podem ficar ainda mais exigentes. A dica é deixar sempre água fresca e limpa disponível. Para quem busca praticidade, os bebedouros fonte são uma ótima opção;
  • Uma boa forma de evitar que o seu gato tenha frio quando está em casa é fechar as janelas, ligar o aquecimento, mantendo um ambiente quente e confortável;
  • Abra as cortinas ou persianas das janelas para que os raios de sol entrem e o gato possa deitar nestes cômodos da casa e se aquecer;
  • Colocar mantas e uma cama com bolsas de água quente, sobretudo se o seu pet tiver pouco ou nenhum pelo, também pode ajudar a aquecer o felino.

Serviço
Yasmim Carvalho - 4944/BA
Clínica Médica de Cães e Gatos
Instagram: @drayasmimcarvalho


Leia mais
Saiba como identificar quando cães e gatos estão com febre e medir a temperatura dos pets
Cães braquicefálicos: Entenda as caracaterísticas desses animais que exigem cuidados diferenciados
Saiba como transportar seu pet com segurança dentro do carro
Remédios de humanos podem deixar cães e gatos gravemente intoxicados
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp