BNews Pet

Youtuber aposta em clickbait com notícias negativas para ajudar causa animal

Reprodução / Youtuber
Bnews - Divulgação Reprodução / Youtuber

Publicado em 31/05/2021, às 09h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O youtuber Matheus Augusto, de 27 anos, da cidade de Petrópilis, no Rio de Janeiro, resolveu adotar a prática de clickbait para divulgar notícias positivas do mundo animal. O clickbait é uma tática usada na Internet para gerar tráfego online por meio conteúdos supostamente enganosos ou sensacionalistas.

Ao Tribuna de Petrópolis, ele relatou que as pessoas gostam de boas notícias, mas na maior parte das vezes o que viraliza nas redes sociais são notícias negativas. “Tive essa impressão quando surgiu a notícia de que um segurança do Carrefour tinha chutado um cachorro de rua, e só se falava disso em todos os portais de notícia, enquanto notícias de pessoas que ajudam os animais eram raras… Isso me gerou uma certa revolta, pois na minha opinião, o que deveria viralizar são notícias boas”, conta Matheus.

A tática deu certo. Seu trabalho de youtuber e influencer é feito pelas redes do Maionese. São 1,3 milhões inscritos no Youtube, 2,2 milhões no TikTok e 397 mil no Instagram. Os vídeos que prometem ensinar a “Largar o facão nos cachorros de rua” ou “Tacando estrela ninja nos cachorros de rua”, tem mais de 700 milhões de visualizações no Youtube. 

Leia também
Especialista explica quando a perda de pelos em cães e gatos pode ser patológica
Cães e gatos cegos: Como adaptar a casa para nossos amigos de quatro patas
Especialista explica por que gatos gostam tanto de caixas de papelão

Em todas as publicações do canal, a primeira impressão é a de que estamos prestes a abrir um vídeo revoltante sobre maus-tratos a animais, mas o conteúdo é capaz de fazer qualquer um esboçar um sorriso. O canal Maionese tem mais de 1,3 milhões de inscritos no Youtube.

“Em meus vídeos eu abordo temas sociais, porém tento fazer isso de uma forma engraçada e leve. Gosto de gravar vídeos ajudando animais de rua, pessoas de rua. Mas também gravo vídeos de culinária, onde ensino fazer a receita para o telespectador que está assistindo o vídeo, e depois distribuo as receitas para moradores de rua”, conta Matheus.

Na cidade, Matheus divulga o trabalho de ONGs e entidades de proteção animal. Através dos vídeos, a Dog’s Heaven conseguiu arrecadar R$ 30 mil em uma campanha. Recentemente, uma das cadelas que vivia no abrigo da entidade conseguiu uma nova família depois de ficar conhecida pelos vídeos. Um dos seus últimos vídeos, “Espirrando SBP nos gatos” ajuda a divulgar o trabalho da Turma do Peludo, que abriga mais de 50 gatos resgatados.

Embora a maioria dos vídeos seja sobre a causa animal, Matheus já ajudou a promover outras campanhas. Como a história do atleta Christian Barbosa dos Santos que vendia balas no sinal na cidade para juntar dinheiro para competir no mundial de Jiu-Jitsu em Portugal. O jovem conseguiu arrecadar o valor que precisava para a viagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp