BNews Pet

Cachorro pode dormir na cama junto com o tutor? Entenda

Depositphotos
Bnews - Divulgação Depositphotos

Publicado em 04/10/2021, às 08h00   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

É comum que os cachorrinhos tomem conta de todo o espaço da casa a partir do momento que se sentem à vontade com a nova família. É difícil dizer para esses pets que eles não podem deitar no sofá, nas poltronas e até mesmo na cama do seu tutor, principalmente para aqueles cães que são extremamente apegados aos seus donos. Devido a isso, surgem dúvidas se dormir com o nosso amigo peludo faz mal para a nossa e a saúde do animal. 

A médica-veterinária Paloma Santana afirma que não faz mal compartilhar a cama com o seu cachorrinho, desde que ele não tenha doenças contagiosas para o ser humano ou qualquer outra contra indicação pontual. Na verdade, a especialista explica que dormir com o pet melhora o emocional tanto do ser humano quanto do animal, se formos comparar com aqueles que dormem sozinhos no quintal, por exemplo. 

Leia também:

>> Barriga, orelhas, pescoço? Descubra os lugares que seu pet mais ama receber carinho
>> Leitão resgatado e cachorrinho com necessidades especiais tornam-se melhores amigos

Paloma explica, no entanto, que existem alguns riscos de compartilhar a cama com o pet, e os principais deles estão relacionados a acidentes e doenças. “Acontece, por exemplo, das pessoas esmagarem filhotes enquanto dormem juntos, podendo lesionar a coluna ou até levá-lo a óbito. Por outro lado, se o pet tiver alguma zoonose, o tutor pode pegar nesse contato mais próximo”, explicou a médica. 

Para dormir com os cachorros, de acordo com a especialista, o animal precisa estar vacinado e vermifugado. Além disso, os pets precisam ser higienizados antes de subirem na cama, já que eles ficam em contato direto com o chão. Paloma destaca que algumas pessoas optam por usar botinhas nas patinhas dos cães para passear na rua, mas nos animais que não usam, é importante limpar as patas com produtos específicos.

Vale ressaltar que, para os tutores que preferem que o animal durma na sua própria caminha, o primeiro passo para que o cachorro se acostume com o hábito é deixar uma roupa do seu dono na cama do pet, assim será mais fácil para ele se acostumar devido ao cheiro conhecido. A médica-veterinária ressalta, no entanto, que é necessário o trabalho de um profissional especialista em comportamento em casos específicos em que o cachorro esteja muito resistente em dormir na sua própria caminha. 

Leia mais em BNews Pet

>> Entenda por que seu gato não gosta quando mistura ração velha com a nova
>> Conheça quais são as plantas tóxicas e seguras para seu pet
>> Você sabe o que é catnip? Saiba como usar e quais os benefícios da erva do gato
>> Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp