Polícia

Adolescente de 14 anos é morto durante operação da PM: ‘tiraram a vida do meu filho, um pedaço de mim’

Reprodução/ RecordTV Itapoan
A mãe de Wendel Souza acusa os policiais de matar o garoto dentro da viatura, quando ele estava sendo socorrido para uma unidade de saúde da cidade  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ RecordTV Itapoan

Publicado em 23/09/2021, às 14h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um adolescente de 14 anos foi morto durante uma ação da Polícia Militar na localidade da Ceasa, em Simões Filho, no final da tarde de quarta-feira (22). A mãe de Wendel Souza acusa os policiais de matar o garoto dentro da viatura, quando ele estava sendo socorrido para uma unidade de saúde da cidade.

De acordo com familiares e amigos do rapaz, Wendel estava empinando arraia quando policiais chegaram em dois carros e começaram atirar aleatoriamente. O adolescente foi atingido no braço e correu para se proteger na casa de uma vizinha, que ficou repleta de marcas de tiros de grosso calibre.

Mara, a mãe do garoto, contou ao Balanço Geral, nesta quinta-feira (23), que tentou chegar até o filho, mas foi impedida pelos PMs. Em seguida, o rapaz teria saído andando e foi colocado dentro de uma viatura para ser encaminhado ao hospital, onde foi verificada a sua morte. 

“Eu só quero justiça! Meu filho era um menino bom, querido na comunidade, estudante, não se envolvia com nada errado. Estava brincando, empinando arraia quando foi baleado. Os policiais chegaram dando tiro de forma aleatória e invadiram casas dos moradores, dizendo que tinha pessoa de alta periculosidade lá. Não houve troca de tiros. A Rondesp de Simões Filho é assassina, a Peto é assassina! Só chegam metendo medo e mataram meu filho, uma criança de 14 anos”, acusa Mara.

Ela lembra que o filho tinha o sonho de ser cantor e costumava escrever várias músicas em casa. “Ele entrou andando na viatura e, no meio do caminho, tiraram a vida do meu filho, tiraram um pedaço de mim. Os policiais estão destruindo famílias, lares, matando inocentes”, acrescentou a mãe.

Amigos, vizinhos e familiares de Wendel promoveram um protesto nesta quinta. Um dos participantes questionou a forma violenta como a polícia costuma entrar nas comunidades: “Até quando jovens sonhadores vão morrer? Ele foi covardemente assassinado. Saiu baleado e apareceu morto. Ainda foi acusado de ter baleado policial, o que não aconteceu. Era um menino querido, a comunidade está revoltada. Até quando vamos ser considerados vagabundos?”.

Questionada pela reportagem a respeito das acusações feitas pela mãe de Wendel, a Polícia Militar Bahia (PM-BA) não confirmou se o adolescente foi morto por PMs. Em nota, a entidade informou ao BNews que um suspeito morreu após trocar tiros com policiais no mesmo dia e turno, contudo, disse não ter a identificação do "individuo". 

Confira nota na íntegra:
"A PM esclarece que após todo auto de resistência é instaurado um inquérito policial para apurar as circunstâncias da ocorrência.

A respeito desta denúncia específica, orientamos a família a registrar o fato na Corregedoria da Polícia Militar, para que seja realizada a devida apuração.

Segue a ocorrência que temos no local, ressaltando que o indivíduo que não resistiu aos ferimentos está sem identificação. 

Policiais militares da Rondesp RMS realizavam levantamento de informações na Rua da Cachoeira da Usina, Casinhas da Ceasa, em Simões Filho, quando indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo e um pm foi atingido. Ele foi socorrido imediatamente para o Hospital Aeroporto onde foi medicado e liberado. Com o pedido de apoio, outras guarnições da Rondesp RMS foram encaminhadas para o local onde também foram recebidas a tiros. No revide, um dos indivíduos ficou ferido e com ele foi encontrada uma pistola .40 e aproximadamente 1 quilo de maconha. Ele foi encaminhado para o hospital municipal de Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos. Todo material foi apresentado na Corregedoria Geral da PMBA para a adoção das medidas legais cabíveis".

*Atualização às 17h34

Leia também:

Polícia Civil realiza operação para identificar envolvidos em furtos e roubos no Centro de Salvador

PC indicia patroa acusada de agredir babá pelos crimes de ameaça, lesão corporal, cárcere privado e trabalho escravo

Simões Filho: Homem é encontrado morto em matagal

PM é baleado no bairro de São Cristóvão uma hora após colega da Rondesp ser alvejado

Homem é morto a tiros no bairro do Engenho Velho de Brotas; mulher é baleada

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp