Polícia

Após fake News, PM emite alerta à população: “os únicos canais oficiais são as mídias da instituição”

Divulgação/  Polícia Militar
Bnews - Divulgação Divulgação/ Polícia Militar

Publicado em 08/11/2021, às 09h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma mensagem compartilhada através de aplicativos alcança milhares de pessoas em poucos minutos e, consequentemente, pode causar grandes impactos negativos quando se trata das famosas fake news. Pensando nisso, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) divulgou um comunicado, neste domingo (7), para desmentir uma notícia que alarmou possíveis guerras de facções criminosas. 

No comunicado oficial, a PM ressalta que a população só deve levar em consideração as mensagens transmitidas nos canais oficiais da instituição. 

“A Polícia Militar da Bahia informa que os únicos canais oficiais são as mídias sociais da instituição (Facebook, Instagram e Twitter), nas quais são transmitidas, de forma clara e direta, todas as informações de interesse social sobre as quais a corporação se responsabiliza”, destacou.  

Leia mais

-Canal de bolsonarista investigado por espalhar fake news recebeu cerca de R$ 180 mil em publicidade

-Vídeo: Dupla comete assalto em ponto de ônibus do Shopping Bela Vista pela manhã

-Dupla assalta ônibus na Graça: “foi uma agressão psicológica muito grande”

Confira a nota

Fake News 

Uma fake news sobre “guerras de facções criminosas” tem sido repassada em um aplicativo de mensagens. O comunicado falso dissemina uma série de “medidas cautelares” alarmantes para à população. Confira: 

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

ESTAMOS ATRAVESSANDO TEMPOS RUINS, ESTEJA CIENTE DISSO E SE CUIDE!
            ALERTA DA POLÍCIA MILITAR

Eu acredito que, no atual momento, serve para todos, de qualquer localidade brasileira. “Estamos em tempos de guerras entre fações criminosas, a pandemia ainda não acabou, e aí vão algumas Medidas cautelares:

? 1- Evite bares noturnos ou lanchonetes em locais abertos.
? 2- Evite sair de casa após dez da noite.
? 3- Transite somente por vias movimentadas. Evite atalhos.
? 4- Não demorem no embarque e no desembarque do veiculo!
 Combine com familiares.
? 5- No desembarque cada um bate sua porta e o motorista tranca as portas no controle remoto ao mesmo tempo que se afasta rapidamente do veículo!
? 6- Se despeça dentro de casa, embarque rápido e saia  com o veículo, evite ficar parado dando bobeira, ao embarcar devagar ou se despedindo na rua.
? 7- Passeios de preferência em Shoppings.
? 8- Ao parar em um sinal, mantenha distância do veículo da frente, para que você possa ver os pneus traseiros. Assim dá para sair rapidamente sem manobrar, se for preciso.
? 9- Evite parar na faixa da esquerda do semáforo. De preferência a faixa do meio.
? 10- Mantenha distância de duplas, em motocicletas.
? 11- Nunca parem para falar no WhatsApp dentro dos veículos.
? 12- Se forem aguardar alguém em algum lugar, observe antes ao redor, estacione o veículo com segurança, apague todas as lâmpadas, puxe o freio de mão e retire o pé do freio(para apagar a luz de freio!(veículo sempre com todos vidros fechados e filmados)
? 13- Se perceber suspeitos, dê várias voltas antes de entrar com o carro na garagem. Ao sair de casa, olhe atentamente se não tem ninguém na rua. De preferência, pelas câmeras de TV ou no celular.
? 14- Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!
? 15-  Sempre suspeitar de tudo e de todos.Ter uma postura defensiva é estar sempre atento.
? 16- A pé ao ouvir disparos, diminua a silhueta, deite-se ou abaixe-se imediatamente, de preferência ao lado de algo rígido que sirva de proteção. Ex.: meio fio, mureta, roda dianteira(ao lado do motor) de carros estacionados.
? 17- Ao se dirigir ao veículo estacionado, nunca vá diretamente à ele. Observar todo ambiente em volta e se estiver tudo tranquilo, embarcar e sair rapidamente.
? 18- Quando for a algum ambiente público como padarias, restaurantes ou bares, dê preferência aos que têm câmeras e segurança armada.
? 19- Nunca ir a caixas eletrônicos à noite, nem no fim de semana e nem em lugares desertos. Dê preferência aos shoppings.
? 20- Antes de entrar em algum estabelecimento sempre observe se as pessoas estão agindo com naturalidade, pessoas muito paradas sem se mexer podem estar sendo assaltadas.
? 21- Nada de conversas, no portão e em frente de casa na calçada. Esse tempo já passou!

? 22- O mais Importante: *Se for surpreendido não faça movimentos bruscos.
*ORIENTE SEUS FAMILIARES E SEUS  AMIGOS *

Leia também

Maquiador de Marília Mendonça faz homenagem emocionante após escapar de acidente
Advogado ameaça moradores de condomínio com pistola e dá voz de prisão durante briga em churrasqueira

Vale lembrar que a pessoa que criar e compartilhar fake news pode ser responsabilizada por crimes contra a honra, por exemplo. Além disso, ressalta-se que o combate a desinformação é um compromisso que toda a população deve assumir. 

>> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: 14 anos

FacebookTwitterWhatsApp