Polícia

Ator critica baixo efetivo, mas diz que "polícia não é a solução" para problemas no Pelourinho

Divulgação/Secom
Érico Brás falou sobre presença de poucos policiais no Pelourinho  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secom
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 24/04/2023, às 15h34 - Atualizado às 15h53


FacebookTwitterWhatsApp

O ator e dono do restaurante 'Ó Paí, Ó', Érico Brás, falou sobre a questão da segurança pública no Pelourinho ao abordar a onda de assaltos e agressões que vem ocorrendo no Centro Histórico de Salvador. O assunto foi comentado durante entrevista ocorrida nesta segunda-feira (24), em live com o apresentador José Eduardo, no Instagram.

Brás reclamou o fato de haver baixo efetivo policial em uma das regiões mais turísticas da cidade. "Tem um módulo, e esse módulo às vezes tem dois ou três policiais, não tem como [ter tão pouco policial] para o Largo do Terreiro de Jesus, que tem sete entradas", denunciou.

O ator e empresário ainda declarou ser "desesperador" não poder contar com uma boa quantidade de policiais para cuidar do espaço. "Tem pouco policial no Pelourinho. Precisa ter mais policiais, o Centro Histórico é muito grande e não falo só do Pelourinho, mas também do Santo Antônio (...) a gente precisa que a organização que a polícia faz nas festas se estenda para o ano inteiro", sugere o artista.

Apesar de falar sobre a necessidade de mais policiais no Centro da capital baiana, Brás deixou claro que, para ele, "a policia não é a solução para os problemas". "Não sejamos malucos de culpar a polícia por tudo (...) Não digo que a polícia é a solução, mas precisa estar presente porque ela faz parte da solução", explica.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

As duras críticas por parte de Érico Brás se dão por conta da onda de assaltos e agressões que vêm assolando o Pelourinho. No último sábado (22), dois turistas romenos que visitavam o local foram roubados e agredidos por três suspeitos menores de idade.

As vítimas caminhavam na região da Igreja de São Francisco quando foram surpreendidos pelo trio, que roubou seus celulares. Tentando recuperar o pertence, as vítimas entraram em luta corporal com os suspeitos, que fugiram. Os turistas ficaram feridos e tiveram que ser encaminhados para um hospital particular. 

Não demorou para que Érico Brás fizesse um vídeo criticando a situação no Centro Histórico, que vem sendo, de acordo com o ator, marcado por "abordagem agressivas, furtos e assaltos" há muito tempo.

Ao BNews, a Polícia Militar declarou que o policiamento está sendo intensificado no Pelourinho. O local está sendo monitorado pelo 18º Batalhão da PM, que emprega policiais, base móvel e viaturas, além do reforço de guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e de unidades especializadas da PM, a exemplo do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur).

A Guarda Civil Municipal também reforçou o efetivo com mais três viaturas e quatro motos no reforço.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp