Polícia

CAPS de São Caetano suspende atendimento por causa de onda de violência; unidade já foi roubada, arrombada e furtada

Google Maps
“Somam-se a isso inúmeros relatos de assaltos sofridos no entorno do CAPS pelos profissionais, usuários e familiares", diz o manifesto  |   Bnews - Divulgação Google Maps

Publicado em 24/05/2022, às 06h30 - Atualizado às 06h49   Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de sofrer mais um assalto a mão armada, a equipe técnica assistencial do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de São Caetano, suspendeu as atividades assistenciais. Segundo o Manifesto, enviado à imprensa, o atendimento não será retomado desde até que “sejam tomadas as providências pelas autoridades competentes no sentido de prover a segurança dos trabalhadores da saúde, dos usuários de saúde mental, seus familiares e toda a comunidade que busca os serviços do CAPS.”

Ainda de acordo com o Manifesto, desde 2014, já aconteceram três assaltos com arma de fogo na unidade, localizada na Rua Professor Góes Calmon, além de dois arrombamentos com furto. “Somam-se a isso inúmeros relatos de assaltos sofridos no entorno do CAPS pelos profissionais, usuários e familiares. A comunidade do CAPS II São Caetano urge pela presença de agentes de segurança durante todo o seu funcionamento, no período compreendido de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, de modo a contribuir para a garantia da integridade física, material e emocional de todos”, pedem os profissionais.

Leia também:

A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil se limitou a dizer que não encontrou a ocorrência, de modo que não foi possível saber como andam as investigações do último assalto ocorrido na unidade de saúde.

Após a publicação da matéria, a Polícia Militar afirmou que a 9ª CIPM não foi acionada para essa ocorrência. "A Polícia Militar atua preventivamente no patrulhamento em vias públicas ou através de acionamento. Na região, o policiamento é realizado pela 9ª CIPM, mediante o emprego de viaturas que realizam rondas diuturnamente, com o apoio de equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT), Rondesp BTS. A corporação ressalta que é imprescindível que qualquer situação que fuja à normalidade seja informada pelo 190 ou 181 (disque-denúncia) para que a PM encaminhe guarnições ao local."

Já a Secretaria Municipal da Saúde lamentou os episódios de violência que tomam conta da cidade atingindo, inclusive, os serviços de saúde. A pasta informou que, no último dia 05 de maio, pacientes e funcionários foram mais vítimas da insegurança pública. A SMS reforça o pedido à Polícia Militar para que se intensifique as rondas na localidade, para que seja garantida a segurança dos serviços oferecidos à população.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp