Polícia

"Dá vontade de fechar", comenta dono de famoso restaurante após assaltos no Pelourinho

Reprodução/Google Street View
Dono do restaurante 'Ó Paí, Ó' afirmou que o Pelourinho está abandonado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 24/04/2023, às 15h49


FacebookTwitterWhatsApp

Dono do famoso restaurante 'Ó Paí, Ó', o ator Érico Brás comentou sobre, por algumas vezes, ter tido vontade de fechar seu estabelecimento por conta do 'abandono' do Pelourinho. Para ele, a violência é um dos fatores que mais tem refletido sua insatisfação.

Em entrevista ao apresentador José Eduardo, durante live no Instagram ocorrida nesta segunda-feira (24), Érico Brás declarou ter perdido dinheiro por conta da baixa de turistas no Centro Histórico. "Eu perdi dinheiro. Não é só um caso de polícia. A polícia tem que estar lá, mas precisamos também de ações culturais (...) Ninguém vai no Pelourinho porque tem medo de ser roubado", declarou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Dá vontade de fechar, mas não vou dar o braço a torcer (...) temos uma comunidade com empresários e moradores, a gente vai fazer o que agora? Vai correr?", desabafou o ator.

Questionado sobre o que poderia melhorar a situação no Pelourinho, Brás não focou apenas na segurança pública, apesar de acreditar que a região precisa de maior policiamento, mas comentou também sobre o "ponto de vista cultural" e a necessidade de ouvir a comunidade.

"É necessário uma reorganização do Centro Histórico, e não falo só do Pelourinho, mas do Centro todo (...) gente precisa reoganizar no ponto de vista cultural, temos prédios abandonados, [precisamos] continuar ouvindo a comunidade, ouvir os empresários que passam mais de 12 horas lá, temos que chamar o poder público, [eles precisam] botar o pé lá para ouvir as pessoas, pegar o dinheiro e injetar, colocar a polícia 24 horas tomando conta para que o turista possa acessar o Centro Histórico em paz. A gente vai estar gerando renda, garantir que o Centro se mantenha vivo, respirando, porque ele está na UTI. É um compromisso primordial do Estado e da Prefeitura", desabafou.

O empresário também comentou sobre os constantes assédios por parte dos pedintes na localidade. Ele deixou claro não poder impedir que as pessoas em situação de rua façam constantes pedidos de comida e bebida para os clientes do seu restaurante, mas cobrou uma solução para o caso.

"Qualquer pessoa que chegar no Largo do Terreiro de Jesus vai sofrer assédio. Eu não sei qual a solução, mas o político sabe. Eu sei que, minimamente, eles precisam pegar isso e controlar. A gente tem um monte de pedinte, a gente não pode impedir que elas estejam lá, mas não posso estar o tempo todo dizendo para o cara não pedir enquanto meus funcionarios estão servindo", afirmou.

As críticas ao descaso quanto ao Pelourinho ocorrem após um vídeo realizado por Brás, onde ele critica os constantes assaltos ocorridos no Centro Histórico. 

No último sábado (22), dois turistas romenos que visitavam o local foram roubados e agredidos por três suspeitos menores de idade.

As vítimas caminhavam na região da Igreja de São Francisco quando foram surpreendidos pelo trio, que roubou seus celulares. Tentando recuperar o pertence, as vítimas entraram em luta corporal com os suspeitos, que fugiram. Os turistas ficaram feridos e tiveram que ser encaminhados para um hospital particular. 

Não demorou para que Érico Brás fizesse um vídeo criticando a situação no Centro Histórico, que vem sendo, de acordo com o ator, marcado por "abordagem agressivas, furtos e assaltos" há muito tempo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp