Polícia

Desvio milionário de marcas de cervejas faz quadrilha virar alvo de operação

Divulgação/PJC
Lotes com cinco marcas teriam sido desviadas de fábrica nacional de bebidas em rombo milionário  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PJC

Publicado em 13/09/2023, às 11h25   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Uma associação criminosa especializada na prática de crimes contra uma fabricante nacional de bebidas é alvo de uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso. Cerca de 48 mandados judiciais são cumpridos, nesta quarta-feira (13), dentro da Operação Ceres, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá.

O inquérito policial investiga os delitos de associação criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, receptação qualificada e falsidade ideológica. Dentro do regime, a quadrilha tinha o intuito de desviar bebidas alcoólicas de cinco marcas produzidas pela cervejaria nacional.

O ponto de partida da apuração envolveu o recebimento de uma denúncia da Associação Brasileira de Combate à Falsificação sobre desvio frequentes de lotes das marcas Budweiser, Skol, Antártica, Brahma e Stella Artois.

Nesse sentido, a Delegacia de Roubos e Furtos da Capital apurou que os desvios eram praticados por funcionários da cervejaria e de duas empresas que prestam serviços de logística à fabricante.

A execução dos crimes contava com a participação de empregados atuantes nas funções de conferencistas, porteiros, motoristas, ajudantes de motorista, carregadores, entre outros.

Assista:


De modo geral, o grupo envolvido desviava mercadorias que eram devolvidas por clientes da cervejaria. Com isso, eram feitas declarações por parte do conferencista e do porteiro confirmando que houve a entrada dos lotes de cervejas na fábrica. Posteriormente, as cargas das bebidas eram desviadas aos receptadores.

O passo seguinte, portanto, envolvia o despacho dos lotes de cerveja para os receptadores. Conforme calculado pelo sistema de controle de inventário da fabricante de bebidas, o prejuízo chegou próximo de R$ 13 milhões.

Os números abrangem as diferenças de itens de estoque levantadas pela cervejaria no inventário mensal nos anos de 2021 e 2022.

Mandados

Ao todo, 90 policiais civis cumprem, em vários endereços na Capital, 18 buscas e apreensões domiciliares, 19 buscas e apreensões de computadores e aparelhos celulares e quebra do sigilo telemático, seis ordens de sequestro e arresto de bens móveis, quatro ordens de quebra do sigilo bancário e fiscal e uma ordem de penhora no valor de R$ 12.782 milhões em desfavor dos investigados.

A Operação Ceres também tem o apoio de equipes da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários, Politec-MT, e da Secretaria de Estado de Fazenda e unidades policiais da Diretoria Metropolitana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp