Polícia

Operação contra lideranças de facção criminosa é deflagrada na Bahia

Humberto Filho/Cecom/Imprensa
Gaeco mira a facção criminosa na cidade de Planalto  |   Bnews - Divulgação Humberto Filho/Cecom/Imprensa

Publicado em 12/09/2023, às 13h53   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova fase da 'Operação Shark' foi deflagrada nesta terça-feira (12), pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e às Organizações Criminosas (Gaeco). A operação visa capturar lideranças da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) na Bahia. 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Planalto, na região de Vitória da Conquista nesta nova fase.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A primeira etapa da operação foi concluída em setembro de 2020. A ação teve início a partir de investigações mirando integrantes dos principais escalões da organização. As provas colhidas revelaram que a cúpula da facção comanda sistemática que movimenta mais de R$ 100 milhões anualmente, quantia decorrente, primordialmente, do tráfico de drogas e da arrecadação de valores de seus integrantes, tudo com rigoroso controle em planilhas.

Um dos alvos da operação foi preso em julho deste ano, durante diligências em Pernambuco. O homem estava em um resort de luxo e, segundo o apurado, ocupa uma das mais altas posições nos escalões da facção, ficando a cargo de gerenciar parte do tráfico de drogas do exterior para o Brasil.

Ele também atuava em esquemas para lavagem de dinheiro. Com o denunciado, as autoridades apreenderam documentos de identificação falsos, cartões de crédito e celulares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp