Polícia

Operação Paz: Polícia mira em grupos criminosos e busca redução de CVLI

Bernardo Rego/BNews
Operação Paz já cumpriu 20 mandados de prisão  |   Bnews - Divulgação Bernardo Rego/BNews
Bernardo Rego e Sanny Santana

por Bernardo Rego e Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 11/09/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está focada na redução de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) e, para isso, deflagrou, nesta segunda-feira (11), a Operação Paz, que mira grupos criminosos que provocam o aumento desses crimes.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e pela SSP, a operação ocorre em vários estados brasileiros e já cumpriu 20 mandados de prisão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Aqui na Bahia as ações são coordenadas pela SSP, com a participação da Polícia Militar, Civil e de outras forças de segurança que atuam no nosso estado", explica a diretora do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), a delegada Andrea Ribeiro.

"Hoje, no Dia D, do primeiro ciclo da operação, nós já contabilizamos 20 mandados de prisão cumpridos até agora, mas, para além dos mandados de prisão cumpridos, é importante destacar que outras ações estão sendo desenvolvidas pelas equipes que participam da operação", diz a delegada, destacando que estão sendo realizadas novas intimações, cumprimento de ordens de missão e de disque denúncias.

"A ideia é que a gente consiga aumentar nossa capacidade de representação por novos mandados de prisão e novos mandados de busca, visando alcançar esses indivíduos que participam de grupos criminosos e que acabam, por conta da disputa de territórios pelo tráfico de drogas nessas localidades previamente estabelecidas, acabam impactando no aumento de crimes violentos intencionais", explica.

Com a onda de violência na Bahia, a delegada Ribeiro relenbrou que foi criada a FICCO, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, que conta com a participação da Polícia Federal e mira grupos criminosos.

"Todo mundo muito imbuído em fazer esse combate. Essa integração é de suma importância para que a gente consiga reduzir os índices de violência aqui no nosso estado e na nossa capital", finaliza.

Os CVLIs apresentaram uma redução de 37,68%, comparando com o período entre janeiro e setembro do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp