Polícia

Arrastão no Pelourinho: "Faremos operações surpresas", anuncia diretor da Guarda Civil de Salvador

BNews TV
Maurício Lima afirmou que 100 novos guardas irão atuar no Centro Histórico de Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews TV
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 10/07/2023, às 09h33 - Atualizado às 11h10


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor da Guarda Civil Municipal de Salvador, Maurício Lima, comentou sobre o arrastão ocorrido no Pelourinho na noite do sábado (8) e detalhou o trabalho realizado pela corporação na região. Ele anunciou que serão feitas "operações surpresa" para tentar coibir a criminalidade.

Em entrevista ao BNews no programa Sete da Matina, da BNewsTV, na manhã desta segunda-feira (10), Maurício disse que a Guarda Municipal está preparando algumas ações para coibir os delitos no Centro Histórico. Segundo ele, 100 novos guardas municipais passarão a atuar na localidade, além de 20 novos veículos.

"Estamos acompanhando muito de perto a situação, desde o sábado à noite. Toda a equipe da Guarda Municipal se mobilizou para tentar capturar os envolvidos, mas infelizmente não conseguimos. No dia seguinte, já demos uma reforçada no atendimento ao Santo Antônio Além do Carmo e no Pelourinho. Principalmente na região da Igreja do Passo, que a gente sabe que uma região com maior índice de crimes. Temos atuados de forma muito intensa junto com a Polícia Militar. Temos quase 90 dias trabalhando aqui no Centro Histórico e temos vistos efetivas redução nos crimes. Houve uma redução de 48% em todas as ações delituosas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Ontem, sentamos com o gerente da Guarda Municipal para preparar algumas ações que vão minimizar essas situações. Ao longo dessa semana, faremos operações surpresas para tentar minimizar esses fatos bem pontuais. Nosso objetivo é atingir um patamar mínimo ou até de zero ocorrências aqui no Centro Histórico", detalhou Lima.

De acordo com o diretor, a população que mora no Centro Histórico também tem contribuido com a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

"Temos informação direta junto com a comunidade. Toda a comunidade do Pelourinho se fala, todos aqui tem um link direto com as forças de segurança. Recebemos informação diária de tudo que acontece no Pelourinho. Temos uma ligação direto com a Polícia Militar da Bahia também. Tudo que acontece e todos os locais que são vulneráveis chega até a nós", disse.

O gestor ainda revelou ao BNews que o prefeito de Salvador, Bruno Reis, vai enviar novos guardas civis para atuar especificamente no Pelourinho. Segundo ele, a ação deve entrar em vigor em no máximo três meses.

"Hoje, temos um efetivo bem significativo atuando no Pelourinho. Mas teremos um reforço ainda maior. O prefeito Bruno Reis convocou novos 100 guardas civis municipais especificamente pro Distrito Cultural Centro Histórico/Comércio. Nós estamos no processo de capacitação desses guardas. Essa capacitação tem prazo de mais 90 dias e em setembro ou outubro, no máximo, já teremos eles atuando aqui no Pelourinho. Serão 100 guardas novos, mais 10 viaturas e mais 10 motos atuando especificamente no Pelourinho. Já temos um efetivo bem significativo, mas reforçaremos ainda mais. Existem localidades que são cobertas pela Polícia Militar e localidades que são cobertas pela Guarda Municipal. O que cabe a Guarda Municipal, posso garantir que temos efetivo suficiente", concluiu o diretor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp