Polícia

Ex-auditor da “máfia do ISS” é preso na Bahia após forjar própria morte

Divulgação / MP-BA
Arnaldo Augusto Pereira foi preso após investigações que revelaram sua nova identidade e tentativas de escapar da justiça.  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MP-BA
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 15/10/2025, às 20h06 - Atualizado às 20h07



O ex-auditor-fiscal Arnaldo Augusto Pereira foi preso nesta quarta-feira (15) em Mucuri, no extremo sul da Bahia, pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco-Sul, em ação conjunta com as Rondas Especiais do Extremo Sul (Rondesp) e com apoio de inteligência do Grupo Especial de Delitos Econômicos do Ministério Público de São Paulo (Gedec).

O investigado havia sido condenado a 18 anos de prisão por participação na chamada “máfia do ISS” da Prefeitura de São Paulo. A prisão decorreu de investigações que indicaram que o ex-auditor estava vivendo em Mucuri sob identidade possivelmente falsa, após ter forjado a própria morte em julho de 2025 para tentar escapar do cumprimento da pena.

Apesar da certidão de óbito apresentada, documentos e informações obtidas pelas equipes de inteligência apontaram indícios de fraude documentária e ocultação de identidade.

Segundo o Gaeco-Sul, Pereira já havia sido preso em operações anteriores relacionadas a esquemas de corrupção que movimentaram milhões de reais, incluindo casos de desvio superiores a R$ 500 milhões. Entre 2019 e 2023, ele respondeu a diversas ações e recebeu condenações que resultaram em diferentes regimes de pena.

A localização do ex-auditor envolveu checagem de endereços, monitoramento de locais frequentados, análise de sinais de uso de identidade falsa e cruzamento de dados com bases policiais estaduais e federais. A operação contou ainda com colaboração do Gaeco de São Paulo e das inteligências das Polícias Militares envolvidas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews

Tags iss Mpba

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)