Polícia

Fazenda de maconha: Operação contra família milionária tem seis presos e um baleado em Feira de Santana

Divulgação/PF
Família milionária "investia" em imóveis para fazer lavagem de dinheiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF
Marcos Valentim e Sanny Santana

por Marcos Valentim e Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 21/02/2024, às 14h37 - Atualizado às 22h33


FacebookTwitterWhatsApp

A Operação Kariri, deflagrada na manhã desta quarta-feira (21), pela Polícia Federal (PF), em Feira de Santana, resultou, até a tarde de hoje, na prisão de cinco pessoas e morte de um homem considerado líder de uma família milionária envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além do plantio de maconha em várias cidades do interior do Nordeste.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Ao BNews, o delegado Diego Gordillo, da PF, revelou que as investigações contra a família começaram há mais de três anos, desde que houve a apreensão de quase uma tonelada de maconha em terras baianas. A partir daí, a PF tentou entender toda a estrutura da organização criminosa.

A operação atuou objetivando o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão. Seis foram capturados, mas um segue foragido. A família milionária passou a usar a Bahia como sua sede após migrar de Pernambuco.

"Foi possível perceber e constatar que essa organização criminosa, ela buscava, com o ganho financeiro pelo tráfico de drogas, branquear este capital, dissimular, ocultando a verdadeira origem desse valor. Para isso, eles acabavam optando pela compra de imóveis de alto poder aquisitivo, de alto valor, para realmente ocultar este patrimônio", explicou o delegado. Ainda conforme o PF, seis imóveis e cinco fazendas foram vinculados ao grupo.

Além do bloqueio de contas bancárias e imóveis, avaliados em cerca de R$ 50 milhões da organização criminosa, houve também a apreensão de cinco armas de fogo e quatro veículos.

No momento das prisões, um dos homens tentou fugir e atirou contra os policiais. Uma troca de tiros se iniciou, Renner Manuel Umbuzeiro ficou ferido e foi socorrido, mas não resisiu aos ferimentos e morreu.

A família

Segundo as autoridades, a família, originária de Pernambuco, começou a ser investigada em 2019. Desde então, as autoridades já confiscaram mais de uma tonelada da droga e destruíram plantações de maconha.

Na operação desta quarta-feira, foram emitidos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão.

Cerca de 100 policiais executaram as ordens judiciais nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá, Muquém do São Francisco, além de Brasília (DF), Ibimirim (PE) e São Paulo (SP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp