Polícia

Homem é esfaqueado ao defender passageira de importunação sexual

Ilustrativa / Pixabay
A passageira, segundo a CPTM, recebeu acolhimento de uma agente feminina da equipe de segurança  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 24/06/2023, às 19h08   Francisco Lima Neto// Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem de 34 anos foi esfaqueado ao defender uma passageira vítima de importunação sexual no transporte sobre trilhos de São Paulo. O caso aconteceu na manhã desta sexta (23), e o agressor foi preso.

O episódio ocorreu por volta das 7h20 na linha 11-coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O agressor, de 51 anos, passou a mão no corpo da passageira, de 47, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

De acordo com a CPTM, ao desembarcar na estação Tatuapé, a mulher acionou a equipe de segurança. O homem de 34 anos, que teria presenciado a importunação sexual, saiu em defesa da vítima. Ele e o agressor entraram em luta corporal, e o homem foi esfaqueado na perna pela abusador.

A passageira, segundo a CPTM, recebeu acolhimento de uma agente feminina da equipe de segurança e foi encaminhada à 5ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) para registrar a ocorrência.

O passageiro ferido foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado ao Pronto-Socorro Tatuapé. A reportagem não conseguiu confirmar o estado de saúde dele.
O suspeito, um homem de 51 anos, foi identificado pela CPTM por meio de imagens de câmeras de segurança e conduzido à 5ª DDM, segundo a SSP.

A CPTM afirma que realiza ações e campanhas de conscientização sobre o tema para os passageiros, além de treinamento para os colaboradores. Ressalta, ainda, que os trens e as estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação de autores de crimes.

A companhia diz também que, desde março de 2020, possui o Espaço Acolher em 31 estações das cinco linhas, que oferece atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual no sistema.

Em 2022 foram registradas 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, das quais 73 foram atendidas pelo Espaço Acolher, segundo a CPTM --em 101 dos casos o infrator foi identificado e encaminhado para a delegacia.

Já nos cinco primeiros meses deste ano foram 39 ocorrências na CPTM, todas atendidas pelo Espaço Acolher, com 33 suspeitos identificados e encaminhados para a delegacia, afirma a companhia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp