Polícia

Inquérito sobre morte de Mãe Bernadete é prorrogado; saiba prazo

Reprodução/Conaq
Morte de Mãe Bernadete chegou a um mês de ocorrida nesta segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Conaq

Publicado em 19/09/2023, às 06h27   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O assassinato de Mãe Bernadete, ocorrido na parte interna do quilombo Pitanga dos Palmares, situado na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganhou desdobramento. A Polícia Civil prorrogou, nesta segunda-feira (18), a apuração do inquérito. No mesmo dia, a morte da ialorixá alcançou um mês. 

Nesse sentido, o prazo de conclusão foi prorrogado por mais 30 dias. Dessa maneira, ele deve ser finalizado no final de outubro. Em contrapartida, a corporação não especificou a razão da prorrogação. 

Três homens suspeitos de envolvimento no crime foram presos, até esta segunda. Entre eles, um corresponde ao executor, enquanto os outros dois foram responsáveis por guardar as armas do crime e receptar os celulares da líder quilombola e de seus familiares.

Uma das medidas adotadas no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) era o monitoramento da casa da líder quilombola por meio de câmeras de segurança. Apesar disso, três equipamentos não estavam funcionando no dia do assassinato, segundo familiares de Bernadete.

Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar, responsáveis pela investigação do caso, não especificaram o conteúdo registrado pelos equipamentos ativos, na ocasião.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp