Polícia

Instituições baianas homenageiam Tiradentes, patrono das polícias Militar e Civil

Divulgação
Neste feriado de 21 de Abril, as polícias da Bahia celebram a figura de Tiradentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 21/04/2025, às 12h22 - Atualizado às 12h56



As Polícias Militar e Civil da Bahia usaram as redes sociais, nesta segunda-feira, 21 de abril, feriado nacional, para prestar homenagens a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias brasileiras. O feriado foi estabelecido pela Lei Nº 4.897, de 9 de dezembro de 1965, durante o governo do presidente Castelo Branco.

O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, que é policial federal, fez uma publicação enaltencendo a coragem e o destemor de Tiradentes. "Nesta segunda-feira, 21, lembramos de Joaquim José da Silva Xavier, militar que liderou a Inconfidência Mineira, movimento de independência de Minas Gerais da Coroa Portuguesa. Sua história de luta e resiliência serve de inspiração para os profissionais da Segurança Pública.  

Natural de Minas Gerais, Tiradentes morreu no dia 21 de abril de 1792 após ser enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro. Sua bravura diante das causas em defesa do seu povo fez com que Joaquim José se tornasse uma importante figura na história brasileira. 

"Um exemplo de coragem e luta", escreveu a PMBA ao se referir a Tiradentes. 

 Por meio de um vídeo, a Polícia Civil compartilhou com os seguidores a homenagem prestada a Joaquim José. "A essência da bravura, da honra e do compromisso com o povo do nosso país se traduz em Joaquim José da Silva Xavier. A essência de Tiradentes está presente nas polícias do Brasil", disse a instituição.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)