Polícia

Ladrões invadem igreja e levam peça banhada a ouro, do século 18

Divulgação/Igreja de São Francisco de Paula
Igreja preparava cerimônia para casamento no momento do roubo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Igreja de São Francisco de Paula

Publicado em 05/11/2023, às 18h52 - Atualizado às 19h13   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

A Igreja de São Francisco de Paula, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi invadida por ladrões, que roubaram, na tarde de sábado (4), um ostensório de prata com detalhes banhados a ouro.

Segundo o padre Álvaro Inácio, a peça sacra é do século 18 e utilizada normalmente para expor a hóstia consagrada sobre o altar ou para transportá-la solenemente em procissão. O religioso não soube precisar o valor financeiro da peça, mas disse que ela é muito rara.

A suspeita é de que o furto tenha sido praticado por usuários de drogas da região. O caso foi registrado na 5ª DP (Mem de Sá). De acordo com o religioso, a igreja estava sendo preparada para uma cerimônia de casamento. Uma grade que cerca o templo estava fechada, mas a porta, aberta. Os ladrões, então, pularam a grade.

Os ladrões tentaram levar outras duas peças, que acabaram sendo deixadas para trás no estacionamento e foram recuperadas. As peças eram um punhal da imagem de Nossa Senhora das Dores e um esplendor, além da base do ostensório, que é a parte mais pesada da peça e é tombada e registrada no Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

*Com informações do jornal Extra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp