Polícia

Líder do PCC é preso em Minas Gerais

Divulgação/ Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP/SP)
Chefe do tráfico no interior paulista foi capturado em Minas Gerais  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP/SP)

Publicado em 11/11/2023, às 16h17   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O chefe do tráfico de drogas do Primeiro Comando da Capital (PCC) no interior de São Paulo, Lucas Gustavo Turci Ramos, o Gordinho, de 35 anos, foi preso na manhã deste sábado (11), em uma área rural de Pouso Alegre, em Minas Gerais. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A operação para deter a liderança do PCC foi executada por agentes da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de Taubaté, e contou com o apoio da polícia mineira.

Foragido há três anos, Gordinho é considerado por investigadores como “Sintonia do Vale”, cargo de comando na facção, responsável por coordenar as atividades criminosas. Condenado a 11 anos e 10 meses de reclusão por tráfico de drogas, ele estava em ascensão no PCC desde 2019. 

Durante a abordagem, Gordinho tentou descartar o celular em uma área de pântano, antes de ser capturado. Os agentes, porém, perceberam a ação e conseguiram recuperar o aparelho, que passará por perícia criminal. 

De acordo com a Polícia Civil, Gordinho é monitorado desde 2020, quando dois traficantes foram presos com 22,3 quilos de maconha em Redenção da Serra, vizinha de Taubaté, e tiveram os celulares apreendidos. 

Com o mandado de prisão expedido, Gordinho estava foragido desde então, e foi condenado em novembro de 2021. Em 15 de agosto de 2023, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou o recurso da defesa de Gordinho, confirmando a condenação do homem por liderar as atividades do PCC. 

Gordinho foi encaminhado a delegacia, onde foi preso e permanece à disposição da Justiça. 

Tráfico de Drogas 

O crime de tráfico de drogas tem previsão legal no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que descreve diversas condutas que caracterizam o ilícito.

São elas: importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

Para o tráfico de drogas, a pena é de reclusão, de 5 a 15 anos, além do pagamento de multa. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp