Polícia

Operação integrada da PRF, PM e PC termina com 13 caminhões apreendidos no extremo sul da Bahia

Divulgação
O flagrante é resultado de investigações das forças de segurança  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/07/2022, às 17h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Polícia Civil da Bahia, em Teixeira de Freitas, a cerca de 800 Km de Salvador, resultou na apreensão de 13 caminhões com sinais de identificação adulterados. O flagrante é resultado de investigações das forças de segurança. O trabalho contou com apoio de equipes da CAEMA, 87ª CIPM, CIPRv – Itabuna e de policiais civis.

Segundo a PRF, as equipes realizaram diligências com o objetivo de vistoriar uma empresa do ramo de hortifrutigranjeiro que estaria sendo utilizada para a prática delituosa de fraudes veiculares. A informação é que ela adulterava veículos furtados ou roubados e utilizava placas de veículos idênticos e legalizados a fim de passar despercebido por fiscalizações.

Na operação, 13 caminhões que estavam com os caracteres de identificação adulterados (motor/chassi) foram apreendidos. Alguns possuíam registro de furto/roubo e circulavam clonados. Um dos veículos estava carregado com caixas de cerveja sem nota fiscal.

opip

Os caminhões e o material apreendido na operação encontram-se à disposição polícia em Teixeira de Freitas, para continuidade do inquérito policial. Os veículos serão periciados. A polícia quer saber se o local estaria sendo utilizado como possível desmanche clandestino de veículos.

A PRF explica que na clonagem, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo com características semelhantes e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito e pontos na carteira (CNH) por infrações relacionadas ao veículo clonado e, em algumas situações o proprietário paga as multas sem ter conhecimento real do cometimento da infração.

A PRF conta com sistemas que possibilitam identificar se os veículos possuem restrições, bem como se a documentação é autêntica. Dentre os sistemas, a PRF dispõe do sinal que através de informações inseridas pelo próprio cidadão, possibilita o acionamento de equipes de policiais em um raio de 100 quilômetros do local da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp