Polícia

PF mira em Salvador facção responsável por ‘crimes graves’

Divulgação/PF
De acordo com o órgão, os integrantes da facção atuavam em presídios  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 24/03/2022, às 07h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação denominada “Tarja Preta”, que mira pessoas suspeitas de integrarem uma facção criminosa responsável por cometer "crimes graves", como descreveu o próprio órgão em nota enviada à imprensa.

Em Salvador, policiais federais chegaram nas primeiras horas da manhã em um flat de luxo localizado no bairro de Armação, orla da cidade. Quatro viaturas estavam estacionadas em frente à residência, de onde quatro agentes deixaram o espaço com duas maletas. 

A PF diz que a facção é responsável por crimes como homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação também se estende para outros estados. Além da Bahia, agentes cumprem mandados em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Ao todo são 35 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão, que também acontecem em presídios, onde supostamente estariam membros do grupo criminoso.

Leia também:

Detalhes

Ainda de acordo com a nota do órgão, as ordens de prisão e de busca foram emitidas pelo Juízo da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca da capital baiana. A Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos suspeitos. Além disso, houve o bloqueio de 40 contas bancárias.

As investigações, iniciadas em maio de 2020, revelaram a estrutura da facção e as funções desempenhadas por cada um de seus membros. A PF apurou que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes graves e violentos foi emanada de dentro de presídios.

"Os dois principais líderes estão sendo transferidos para Presídio Federal, por meio de aeronave pertencente à Polícia Federal. Constatou-se que, mesmo presos, referidos indivíduos continuavam comandando a facção criminosa", diz trecho do comunicado. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp