Polícia

PF 'quebra' quadrilha que desviava tratores adquiridos com emendas de deputados

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A PF já prendeu duas pessoas de forma preventiva na Bahia e em Pernambuco  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 11/01/2023, às 13h14   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Uma quadrilha especializada em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) está sendo desarticulada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (11). Até o final da manhã, a Operação “Indra” já havia prendido de forma preventiva duas pessoas, uma em Campo Formosa, na Bahia, e outra em Petrolina, em Pernambuco.

De acordo com a PF, o suposto grupo criminoso contava com a participação de um funcionário da CODEVASF, que falsificava ofícios de gabinetes de Deputados Federais, que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas.

Os veículos eram adquiridos com recursos públicos destinados à CODEVASF através de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos políticos. A PF estima que o prejuízo ultrapassa R$ 500 mil.

“Ressalta-se, ademais, que a investigação contou com o apoio irrestrito da CODEVASF,prestando todas as informações necessárias, de modo a subsidiar a instrução do inquérito policial. Os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal), Peculato (art. 312 do Código Penal) e/ou Estelionato Qualificado (art. 171, § 3º do Código Penal), cujas penas somadas pode chegar a mais de 12 anos de reclusão”, informou o órgão em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp