Polícia

Policial militar é demitido após desrespeitar colegas durante abordagem; confira o vídeo

Reprodução/Vídeo
Caso aconteceu em dezembro do ano passado, mas decisão final saiu apenas no final de março  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 01/04/2022, às 17h37   Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Um soldado da Polícia Militar da Bahia foi demitido após destratar um sargento e outros colegas fardados durante uma abordagem policial. O caso aconteceu em dezembro do ano passado em Morro de São Paulo, no município de Cairu, mas a decisão final pela demissão do praça só foi tomada no último dia 24 de março.

Um vídeo divulgado em redes sociais mostra o ocorrido. Na ação, o policial, em um tom de voz exaltado, se mostra insatisfeito com a abordagem e profere frases em direção aos colegas, como "A gente corre atrás do nosso", "O senhor vai chamar seu coronel e a gente vai correr atrás do nosso jeito e acabou" e "É daquele jeitão".

No processo administrativo contra o soldado, lotado na 3ª Companhia Indepedente da Polícia Militar (3ª CIPM/Cajazeiras), o ato é repudiado. A decisão reprova o comportamento do praça ao dizer que todo policial militar "deve manter elevado padrão de disciplina e dignidade, e sua conduta moral deve ser pautada em função dos objetivos da Instituição".

"Por isso, todo policial militar, mesmo fora dos limites da órbita funcional, deve zelar por uma conduta irrepreensível, cumprindo com exatidão todos os deveres para com a sociedade, jamais descambando para atuar ao arrepio das leis e da ordem", prossegue.

Leia também:

Polícia prende suspeito de comandar tráfico de drogas no bairro de Portão, em Lauro de Freitas

Justiça arquiva caso de empresário acusado de matar amigo com tiro no pescoço

PF leva malote com cocaína e dinheiro de apartamento em bairro nobre de Salvador

O desrespeito ao sargento foi citado como um dos motivos da expulsão do policial. A decisão menciona que a demissão foi feita observando o inciso VII do art. 163 a 166 do Código Penal Militar (CPM): "a insubordinação ou desrespeito grave contra superior hierárquico", além de outros motivos, entre eles  "por ter violado deveres policiais militares contemplados no art. 41 do mesmo diploma legal (o CPM), inciso III e IV c/c o art. 49, caput; por violação aos incisos IV e VII do art 51; incorrendo nas transgressões disciplinares previstas no art. 57 (a pena de demissão, observada as disposições do art. 53 desta Lei, será aplicada nos seguintes casos). A conduta também foi classificada como contrária ao Estatuto dos Policiais Militares.

Ao BNews, a PM baiana confirmou a expulsão do polical "por ter cometido diversas transgressões disciplinares previstas no Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia, entre elas a insubordinação e desrespeito grave contra superior hierárquico".

Confira o vídeo:

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp