Polícia

PF e SSP se unem em força-tarefa de combate ao crime organizado; saiba detalhes

Filipe Ribeiro/ BNews
Fala dos representantes da PF e SSP aconteceu em lançamento da FICCO em Salvador  |   Bnews - Divulgação Filipe Ribeiro/ BNews

Publicado em 11/08/2023, às 13h14 - Atualizado às 13h17   Bernardo Rego e Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Foi lançado nesta sexta-feira (11), na sede de Polícia Federal (PF), em Salvador, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), uma ação em parceria entre a PF e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP – BA).

Durante coletiva de imprensa, o diretor de investigação e combate ao crime organizado da PF, Ricardo Andrade Saadi, fez um apanhado a respeito da força-tarefa. “Existe um efetivo de combate a organizações criminosas e cooperação com outros países. Nenhuma instituição vai combater de forma eficaz o crime organizado de forma isolada, nós temos que trabalhar em conjunto, cada um com seu esforço, cada um de forma isolada, mas tem que trabalhar juntos”, ressaltou.

Saadi também falou sobre o pedido feito pelo ministro da Justiça, Flávio Divino, de combater as organizações criminosas. “No início desse ano o ministro chegou e falou que precisávamos combater o crime organizado as facções criminosas, rever o melhor na constituição para ajudar a essas forças de combate. A partir deste momento nós temos uma instalação física onde todas as instituições estão sentadas no mesmo ambiente, temos equipamentos de última geração e temos também condição financeira”, disse.

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, também participou da coletiva e alertou que a proposta da FICCO é unir forças. “A ideia é a gente combater cada vez mais o crime organizado, colocando no mesmo ambientes físicos policiais civis, militares, bombeiros, federais, peritos técnicos para que a gente trabalhe focado na identificação, neutralização e na prisão das principais lideranças do crime organizado, descapitalizando as organizações com trabalho e inteligência pontual reprimindo o trabalho de combate ao tráfico de armas e drogas”, ressaltou.

O superintendente Regional da Polícia Federal na Bahia, Flávio Albergaria, disse que a FICCO está sendo pensada em todo o Brasil para combater o crime organizado. “O crime organizado está aí, mas nós não vamos deixar criar raízes. O que depender da Polícia Federal estamos com energia e entusiasmo para combater e a FICCO é apenas um ponta pé para dar início as outras bases que também serão criadas em breve”, comentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp