Salvador

Salvador terá atendimento às famílias de pessoas desaparecidas

Camila Souza/GOVBA
As ações vão acontecer nos dias 26, 27 e 30 de agosto  |   Bnews - Divulgação Camila Souza/GOVBA

Publicado em 25/08/2021, às 10h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na Bahia, só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 799 ocorrências de pessoas desaparecidas. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), inicia, na quinta-feira (26), a Operação Reditus, com o objetivo de ampliar o atendimento aos parentes daqueles que procuram por seus entes. 

As ações vão acontecer nos dias 26, 27 e 30 de agosto. O atendimento ao público será realizado entre às 8h e 17h, no ônibus da Polícia Civil, que funciona como uma delegacia móvel e ficará estacionado em frente ao Prédio-Sede da Instituição, na praça da Piedade, em Salvador.   

Além de registrar ocorrências, os parentes vão poder tirar dúvidas de como agir diante desses casos. "Todos os boletins formalizados terão fotos das pessoas divulgadas nas redes sociais da DPP. Quanto mais rápido iniciar a busca, maiores as possibilidades de localização", informou a titular da unidade, delegada Jussara Andrade.

Dezenas de servidores entre delegados, investigadores e escrivães estarão disponíveis para atendimento ao público. Equipes dos departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) vão participar da operação. 

Os policiais vão auxiliar as pessoas nos casos de desaparecimentos fora da capital, informando qual delegacia deve procurar para registrar um boletim de ocorrência, além de prestar o apoio necessário aos familiares e reforçar as ações de busca em Salvador, Região Metropolitana (RMS) e no interior do estado. 

Cadastramento 

O atendimento não se limita apenas ao cadastrado das famílias de pessoas desaparecidas. Será feita, posteriormente, a coleta de amostras de material genético para processamento e inclusão no Banco de Perfis, no Laboratório Central de Polícia Técnica.  

O processo é necessário para comparar as informações com as dos perfis antropológicos das ossadas que já deram entrada no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR). Os familiares passarão por uma entrevista para fornecer os dados do desaparecido. 

A população pode contar também com outras ferramentas na busca pelos entes queridos, como o WhatsApp da DPP, no número 71 99631-6538, o perfil no Instagran @desaparecidospcba, a fan Page no Facebook e o Disque Denúncia, no telefone 181.

Matérias relacionadas:

Bombeiros encontram corpo em Brumadinho após 30 meses de tragédia

Pai e filha são atacados a golpes de facão após desentendimento no Tancredo Neves

Mãe e filha desaparecidas há 27 dias são encontradas na orla de Amaralina

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp